Educação

Número de estudantes brasileiros no exterior bate recorde

Canadá, Estados Unidos e Reino Unido são os países preferidos dos brasileiros que desejam fazer um intercâmbio acadêmico

Sexta - 24/08/2018 às 13:08



Foto: Blog PraSaber - Pravaler Intercâmbio
Intercâmbio

Depois de uma década de crescimento praticamente estável, o número de brasileiros estudando no exterior atingiu o seu pico em 2017 – um recorde de 302.000 pessoas, representando um aumento de 23% em relação ao ano passado e de incríveis 40 % em relação a 2015.

Estas médias foram identificadas pela mais recente pesquisa da Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association) que contou com a participação de mais de 6.100 respondentes em todo o país e, como nas edições anteriores, apontam o que os brasileiros estão procurando quando o assunto é estudar no exterior. A Belta avalia o mercado de saída em US$ 3 bilhões em 2017, o que significa que cada brasileiro investiu uma média de US$ 9.989. Este valor também é maior do que o identificado em 2016 em 12%.

1. Destino de estudo

Pelo terceiro ano consecutivo, o Canadá aparece como o destino de estudo mais popular entre os brasileiros. Uma alteração foi o Reino Unido assumindo o terceiro lugar, na frente de Austrália e Irlanda. Segundo a Belta, isso se deve principalmente pelas taxas de conversão mais favoráveis entre a libra esterlina e o real em 2017. Os países mais populares continuam sendo anglófonos em sua grande maioria.

Veja os dez países mais procurados pelos brasileiros que já estudaram ou querem estudar no exterior:

1. Canadá

2. Estados Unidos

3. Reino Unido

4. Austrália

5. Irlanda

6. Nova Zelândia

7. Malta

8. África do Sul

9. Espanha

10. França

Os principais fatores para a escolha do destino são taxa de câmbio da moeda estrangeira, qualidade de vida, suporte ao estudante internacional e oportunidades de combinar estudos e trabalho.

2. Tipo de estudos

O tipo de programa de estudos mais procurado continua sendo o curso de idioma, seguido de curso de idioma com trabalho temporário, o mesmo que em 2016. Inglês e espanhol ainda são as línguas mais procuradas, mas a recente pesquisa relatou um aumento de interesse em outros idiomas como alemão, francês, italiano, mandarim e japonês.

Mesmo com os estudos de um idioma estrangeiro ainda no topo da lista, os brasileiros se mostram cada vez mais interessados em cursos acadêmicos no exterior. Pela primeira vez, os programas de pós-graduação, englobando mestrados e doutorados, apareceram entre as dez primeiras posições da pesquisa. A demanda por graduações também cresceu, subindo de sétima para sexta esse ano.

A Belta acredita que este crescimento no interesse por uma formação acadêmica no exterior tem a ver com a flexibilidade na hora de pagar pelas taxas de ensino de graduações no exterior, além da oferta de bolsas de estudo parciais para estudantes brasileiros.

Veja quais são os dez programas de estudo ou de intercâmbio mais procurados pelos brasileiros no exterior:

1. Curso de idioma

2. Curso de idioma com trabalho temporário

3. Programa de férias para jovens (verão/inverno)

4. Curso profissional, diploma ou certificado

5. High school (ensino médio)

6. Graduação

7. Trabalho voluntário

8. Estágio (experiência de trabalho)

9. Pós-graduação – lato sensu (MBA ou mestrado)

10. Pós-graduação – stricto sensu (mestrado ou doutorado)

Fonte: Brasil Escola

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: