Número de assassinatos bate recorde no Piauí: 38 pessoas mortas em mai

maio recorde piaui mortes


 O número de homicídios dolosos no Piauí no mês de maio deste ano foi o maior já registrado nos último 10 anos. Nada menos do que 38(trinta e oito) pessoas foram mortas a facadas, tiros de revólver, pauladas, pedradas e até por o arremesso de uma panela de pressão. No mesmo período foram registrados também e 03(três) por latrocínio. Os dados são de uma pesquisa realizada mensalmente pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Piauí (Sinpolpi).
Se os latrocínios pudessem ser computados como assassinatos comuns, o número de homicídios subiria para 41, mas no caso deste tipo de crime, a Justiça conta como um delito contra o patrimônio já que o acusado, quando mata a vítima, tinha como objetivo praticar um roubo.
Além do recorde do número de casos de homicídios, a pesquisa mostra outros dados estarrecedores. O primeiro deles é de que sete das pessoas que morreram em maio eram assaltantes e foram abatidas durante confronto com a PM-PI após a realização ou tentativas de assaltos.
Em outros três casos, a pessoa que morreu era detento ou ex-detento e o crime também aconteceu durante lutas entre forças rivais nas tentativas de assaltos. Cinco das vítimas eram do sexo feminino e quatro delas morreram em crimes passionais praticados por maridos, companheiros, namorados ou ex que não se conformaram com o fim do relacionamento ou mesmo por ciúme doentio.
Só a cidade de Teresina registrou um total de 14 casos, mas a violência esteve solta mesmo foi em municípios onde a presença da Polícia praticamente não existe ou é muito pequena.
Grave foi a situação no minúsculo município de Porto de Murruás, na região Norte. Lá onde a delegacia está fechada há quase dois meses e não existe um policial sequer para a segurança da sociedade foram registrados dois assassinatos, fato que nunca tinha ocorrido em um mesmo mês. Em Luzilândia aconteceu um latrocínio e dois bandidos foram mortos após um assalto a banco.
A população de Porto está em pânico porque também foram registrados outros tipos de delitos e para completar, um delegado do município de Batalha, a mais de 100 quilômetros é que ficará responsável pela segurança, mesmo sem saber aonde vai atender as ocorrências.
Em Picos, município localizado a 311 quilômetros ao Sul da Capital a violência correu solta. Lá foram registrados quatro assassinatos em maio, a maioria praticada por motociclistas misteriosos e cujos casos a Polícia Civil estava impossibilitada de investigar por causa da paralisação.
A situação da segurança pública naquele município também é gritante. Duas delegacias já foram fechadas por determinação do Ministério Público Estadual por falta de condições sanitárias e ao invés de providenciar os reparos necessários o Governo do Estado alugou uma mansão de um aliado político.

Fonte: Sinpolpi

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: