Número alarmante de suicídios preocupa Assembleia

Audiência pública vai debater o problema na Comissão de Saúde


Themístocles Filho e Dr. Pessoa no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí

Themístocles Filho e Dr. Pessoa no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí Foto: Caio Bruno/Alepi

O grande número de suicídio registrados no Piauí preocupa os deputados, que vão colocar o tema em debate durante audiência pública na Comissão de Saúde, Cultura e Educação. A taxa de ocorrências no Brasil é de 5,3 mortes por 100 mil habitantes. No Piauí essa taxa chega a alarmantes 7,6 mortes por 100 mil habitantes.

O Piauí, infelizmente, é campeão em número de suicídios com uma média superior a 43% da média nacional. Além de Teresina, os municípios Oeiras e Piripiri registram o maior número de casos nos últimos anos, lamentou o deputado Marden Menezes (PSDB) ao propor a criação da Semana de Combate à Depressão no Estado do Piauí. 

“Observando a repercussão desse projeto junto a sociedade e a quantidade de ligações e e-mails que recebemos, de professores, educadores e profissionais da área de saúde, nós entendemos que é necessária uma discussão mais ampla e mais profunda, a respeito desse tema de grande relevância, para a população piauiense”, justificou o deputado.

Marden Menezes propôs a audiência, com a participação do secretário de Estadual de Saúde, Florentino Neto; o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Silvio Mendes; além de representantes de entidades ligadas ao tema, como o Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Psicologia, Universidades Estadual e Federal, de igrejas e instituições como o Centro de Valorização da Vida e outros.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: