Geral

Novos Defensores Públicos participam de Curso de Formação Inicial

Eduardo Ferreira Lopes e Marcelly Santos de Sousa, que tomaram posse na última sexta-feira, dia 06

Terça - 10/10/2017 às 18:10



Foto: Lázaro Lemos Eduardo Ferreira Lopes e Marcelly Santos de Sousa em conversa com o diretor de Primeiro Atendimento, Marcelo Pierot
Eduardo Ferreira Lopes e Marcelly Santos de Sousa em conversa com o diretor de Primeiro Atendimento, Marcelo Pierot

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEPI), iniciou na última segunda (09) o Curso de Formação Inicial para os  novos defensores públicos, Eduardo Ferreira Lopes e Marcelly Santos de Sousa, que tomaram posse na última sexta-feira, dia 06.

Os novos defensores foram recepcionados no Núcleo Central da Instituição na manhã da segunda-feira pelo diretor de Primeiro Atendimento, defensor público Marcelo Moita Pierot, que apresentou as especificidades do acolhimento feito aos assistidos pelo setor, assim como as instalações do Núcleo Central.

No turno da tarde, no auditório da Escola Superior, localizado na Casa de Núcleos da Defensoria, os novos defensores foram recebidos pela diretora de Núcleos Especializados, defensora pública Karla Cibele Teles de Mesquita Andrade, que discorreu sobre os mais importantes pontos da Diretoria, entre eles, as funções institucionais dos Núcleos Especializados que trabalham áreas de atuação específicas como Infância e Juventude (Cível e Criminal), Mulher  Vítima de Violência, Consumidor,  Direitos Humanos, Idoso e Pessoa com Deficiência, Juizados Especiais e Saúde.

A corregedora-geral da DPE-PI, defensora pública Ana Patrícia Paes Landim Salha, apresentou as atribuições da Corregedoria, que é órgão de orientação e de fiscalização da atividade funcional e da conduta dos membros e dos servidores da Defensoria Pública, quanto à prestação de um atendimento de qualidade e ao cumprimento das obrigações funcionais previstas na Lei Orgânica da Instituição.

Fechando a programação do primeiro dia, a diretora Criminal da Defensoria Pública, defensora pública Viviane Pinheiro Pires Setúbal, explanou sobre as atribuições dessa área  específica, esclarecendo a importância da atuação do defensor público nas Varas Criminais.

Sobre o Curso de Formação Inicial para Novos Defensores Públicos, a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, defensora pública Andrea Melo de Carvalho diz que "é muito importante para quem entra numa Instituição entender seu funcionamento interno para compreender a dinâmica da atuação do defensor junto à Administração Central. O curso conta além das palestras com os diretores e a corregedora, com fornecimento de banco de petições e rol de documentos das ações que agilizam o trabalho do defensor".

O Curso seguiu nesta terça-feira (10) com apresentações da Diretorias Cível, Administrativa  e Itinerante, feita respectivamente pelos seus diretores, defensores públicos Rosa Mendes Viana Formiga, Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro e Afonso Lima da Cruz Júnior. Na quarta-feira (11) os novos defensores estarão com o defensor público Gerson Henrique Silva Sousa, diretor das Defensorias Regionais, que fechará os trabalhos no Curso de Formação.  

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: