Novo sistema de integração começa a funcionar amanhã (17)

Para utilizar o sistema de integração e pagar apenas uma passagem, o  usuário precisa adquirir o cartão Mais Fácil Expresso


Ônibus em Teresina

Ônibus em Teresina Foto: Alinny Maria

A partir de amanhã (17), o novo sistema de transporte público de Teresina, o Inthegra, começa a funcionar. Incialmente o sistema vai operar na zona Sul e Sudeste.  Para o funcionamento do novo sistema, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) fez uma série de mudanças.

Nesta primeira fase do Inthegra, o Corredor Sul terá faixa exclusiva aos ônibus, desta maneira os demais veículos não podem circular na faixa. Também haverá mudanças nas linhas do transporte alternativo e intermunicipal. As linhas do transporte alternativo deixarão de circular pelas Avenidas Barão de Gurgueia, Henry Wall de Carvalho e Miguel Rosa, passando a circular pela Rua 13 de Maio e Avenidas Industrial Gil Martins e José dos Santos e Silva.

As linhas Universidade/Circular I e II, que atualmente passam pela Avenida Industrial Gil Martins, passarão a circular pela Avenida Valter Alencar, entre o trecho das avenidas Barão de Gurgueia e Pedro Freitas. No trecho entre as avenidas Joaquim Ribeiro e Miguel Rosa não haverá a circulação das linhas Universidade Circular I e II.

As linhas Rodoviária Circular I e II deixarão de circular pela Avenida Barão de Gurgueia, no trecho que compreende entre as avenidas Nações Unidas e Marechal Juarez Távora, as linhas passarão a circular pelas avenidas Pedro Freitas e Getúlio Vargas seguindo pela Rua Marechal Hermes da Fonseca, via que fica paralela, duas quadras, à Avenida Henry Wall de Carvalho.

As linhas diametral de Timon e Lourival Parente (via avenidas Miguel Rosa e Barão de Gurgueia) permanecerão utilizando os corredores de integração até a conclusão de todo o sistema de integração.

Novo sistema de integração

Como funciona o Inthegra?

A partir deste sábado (17), os passageiros das zonas Sul e Sudeste pegarão o primeiro ônibus ( linha alimentadora) saindo do bairro, nas paradas tradicionais, e irão se deslocar até um Terminal de Integração. Do Terminal, eles pegam o segundo ônibus (linha troncal), que irá os levar até o Centro da cidade. Durante o trajeto para o Centro, os passageiros poderão embarcar/desembarcar nas estações de transbordo.O usuário poderá também pegar uma linha interterminal, que ligar os terminais de integração.

 Para facilitar, o letreiro dos ônibus irá identificar que tipo de linha ele faz. Por exemplo, as linhas troncais serão identificadas com a letra “T”, as Alimentadoras com “A”  e Interterminais com “I”. O ônibus também terão números para identificar qual é o terminal que ele circula e qual a linha que faz. Por exemplo, o primeiro número identifica o terminal  e os dois últimos números indicam a linha.

Novo sistema de intregação

Além das letras e dos números, as cores também serão muito importantes para os usuários se orientarem nesse novo sistema de integração. O verde irá identificar os terminais da Zona Norte, que também receberão uma identificação com número: o Terminal da Rui Barbosa será o termina número 1 e do Buenos Aires será o número 2. Os terminais da Zona Leste serão identificados pela cor vermelha - o Terminal do Zoobotânico será o de número 3 e do Terminal Santa Lia será o de número 4.

O terminais a Zona Sudeste são identificados com a cor azul - o Terminal do Livramento é do de número 5 e do Itararé é o de número 6. Para finalizar os terminais da Zona Sul serão identificados pela cor amarela - o Terminal do Bela Vista é o terminal de número 7 e o do Parque Piauí é o de número 8.

Terminal de Integração do Parque PiauíTerminal de Integração do Parque Piauí

Quais terminais irão funcionar ?

De acordo com o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Carlos Daniel Júnior, os terminais dos Parque Piauí, Bela Vista e Itararé e os Corredores Exclusivos Sul I e Sul II irão funcionar a partir de sábado (17). Os demais terminais ainda estão em fase de construção. 

Segundo o gerente, os terminais e os corredores exclusivos irão proporcionar conforto para os usuários dos transportes públicos, inclusive, todas eles foram construídos respeitando a Lei da Acessibilidade. Além disso, todos os terminais têm bicicletário para atender às necessidades das pessoas que utilizam a bicicleta como veículo.

Daniel ressalta que o corredor exclusivo vai trazer para o sistema uma redução no tempo de viagem, com isso as pessoas conseguirão chegar os seu destino com mais agilidade. “Além da redução no tempo de viagem, os corredores terão estações de embarque e desembarque climatizadas e confortáveis que darão mais comodidade para os usuários do sistema”, enfatiza.

Ônibus em TeresinaFoto: Alinny Maria

Usuário paga apenas uma passagem

Para utilizar o sistema de integração e pagar apenas uma passagem, o  usuário precisa adquirir o cartão Mais Fácil Expresso. O cartão é vendido nos postos de recarga do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).

O cartão dá direito a três embarques, no período de duas horas. O usuário pega o primeiro ônibus no bairro, o segundo no Terminal de Integração, e o terceiro para outro bairro, pagando apenas uma passagem. Se o passageiro não tiver o cartão, ele vai pagar uma passagem a cada novo embarque.

Fonte: Strans

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: