Política

Novo relator do caso Eduardo Cunha diz que vai apresentar parecer na t

Sessão Processo Eduardo Cunha Câmara Conselho de Ética

Quinta - 10/12/2015 às 16:12



Foto: Valter Campanato Eduardo Cunha
Eduardo Cunha
Em uma sessão tumultuada do Conselho de Ética, que teve até briga entre parlamentares, o novo relator do processo do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deputado Marcos Rogério (PDT-RO), afirmou que apresentará seu parecer na próxima terça-feira (15).

No início da sessão desta quinta-feira (10), os deputados Zé Geraldo (PT-PA) e Wellington Roberto (PR-PB) quase partiram para a agressão física. Eles se desentenderam em um momento em que aliados e opositores de Cunha discutiam sobre registro de presenças no plenário do conselho. Rivais de Cunha acusavam o outro grupo de querer protelar os trabalhos da sessão.

No calor do bate-boca, Zé Geraldo e Wellington Roberto partiram para cima um do outro e precisaram ser separados por colegas e seguranças da Casa.

A sessão teve de ser suspensa por alguns minutos pelo presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA). Após o retorno dos trabalhos, Marcos Rogério foi oficializado como o novo relator.

"Não atuarei com açodamento nem procrastinação. Vou zelar pela probidade do processo", disse o deputado.

Rogério não explicitou o seu posicionamento a respeito do processo de Cunha, e justificou dizendo que todos no conselho já haviam de alguma maneira manifestado as suas posições.

"Formalmente, assumo a relatoria neste momento e já disse nesse conselho e reitero: essa é uma situação atípica porque noutra situação eu não declinaria qual seria a minha opinião, mas aqui, qualquer um que fosse sorteado, penso que o voto e a posição já eram conhecidas, portanto não há surpresa", declarou.

Rogério foi escolhido pelo presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PSD-BA), a partir de uma lista tríplice sorteada na tarde quarta (9) após a substituição do então relator do processo, Fausto Pinato (PRB-SP).

Substituição

A decisão de trocar o relator foi tomada pelo vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA).

Ele atendeu a uma questão de ordem apresentada pelo deputado Manoel Júnior (PMDB-PB), aliado de Cunha, sob o argumento de que Pinato integra partido que fazia parte do bloco partidário também composto pelo PMDB.

Pelas regras do regimento interno, o relator não pode ser do mesmo partido ou bloco do representado.

O PRB integrou um bloco que elegeu Cunha presidente da Câmara no início do ano, mas saiu em
seguida e hoje não faz mais parte dele.

A destituição foi classificada por Araújo de "golpe". Ele, porém, decidiu acatar a decisão e resolveu fazer novo sorteio para compor uma lista tríplice e, a partir daí, escolher novo relator, mas prometeu recorrer da decisão.Marcos Rogério diz que Conselho de Ética vive uma \'situação atípica\'

Fonte: globo.com

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: