Olhe Direito!

Olhe Direito!

Novo Pronto Atendimento do HUT será inaugurado nesta quinta-feira

Quarta - 09/12/2015 às 18:12



Foto: Google Hospital de urgências de Teresina
Hospital de urgências de Teresina
Hospital de Urgência de Teresina ganhou 37 novos leitos e entrada para adultos e crianças foi separada.

A Prefeitura de Teresina irá inaugurar dia 10 de dezembro o Pronto Atendimento do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Além de uma nova ambientação, o espaço ganhou 37 novos leitos. Com isso, o P.A. do HUT irá disponibilizar a população 52 leitos individualizados que irão proporcionar um atendimento com mais privacidade. O valor total da obra é de R$ 2.800.000 e foi executada com recursos do Programa SOS Emergências, com contrapartida da Prefeitura de Teresina.

De acordo com o Prefeito Firmino Filho, a entrega dessa obra irá melhorar ainda mais a qualidade do atendimento de urgência e emergência da capital. "O HUT é a porta de entrada de todo o sistema de saúde de Teresina e essa reforma vem qualificar ainda mais o atendimento para quem mais precisa. Estamos entregando para a população um novo pronto atendimento, que será importante para o funcionamento de todo o sistema", disse.

Outra mudança positiva foi a separação das portas de entradas adulto e infantil. Após a inauguração as crianças que necessitarem de atendimento no HUT terão uma entrada exclusiva. “Nossas crianças não irão mais ter contato com os adultos durante o atendimento. Construímos um espaço só para elas com muito mais conforto”, explicou Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT.

O diretor disse ainda que o hospital está passando por várias adequações e ampliações que irão tornar o serviço mais dinâmico e resolutivo. “Já finalizamos a climatização dos postos de enfermagem, iniciamos a reforma dos setores de esterilização e lavanderia e já estamos revestindo as paredes de todo hospital. Não podemos parar. Somos o maior hospital de urgência e emergência do estado e referência em trauma”.

Com a área totalmente climatizada o novo P.A. terá o fluxo de atendimento, totalmente, modificado. A nova estrutura dará prioridade aos pacientes mais graves, encaminhados imediatamente para sala vermelha.

No momento que entrar no hospital o paciente, obrigatoriamente, passará pela Classificação de Risco, e será encaminhado para uma das salas de emergência que estão identificadas por cores, obedecendo normas da Política Nacional Humanização (PNH) do Ministério da Saúde.

O paciente classificado com a cor vermelha é considerado caso de emergência e precisa de atendimento imediato, com a cor laranja é muito urgente com risco imediato de perda de função de órgão ou de membro.

Já os pacientes classificados com a cor amarela são considerados situações de urgência, mas que pode aguardar atendimento por até 30 minutos com uma reavaliação de enfermagem a cada 30 minutos.

As demais cores, verde e azul, são consideradas para os casos em que o paciente não corre risco iminente de morte. Assim, depois que o paciente passar pela classificação de risco poderá ser encaminhado para os demais serviços de saúde, de acordo com a prioridade de cada caso.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: