Geral

Novo procurador-geral de Justiça será escolhido amanhã (12)

Conamp Chefe Seis Candidatos Ministério Público Justiça do Piauí

Quinta - 11/06/2015 às 15:06



Foto: Assessorias O presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Parente Rebouças,
O presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Parente Rebouças,
Acontece nesta sexta (12), de 9h às 15h, a eleição para formação da lista tríplice da qual sairá o nome do próximo ou da próxima chefe da Procuradoria Geral de Justiça do Piauí, órgão máximo do Ministério Público do Estado.

Seis candidatos disputam o cargo de procurador-geral de Justiça do Piauí: Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra, Cleandro Alves de Moura, Elói Pereira de Sousa Júnior, Eny Marcos Vieira Pontes, Luís Francisco Ribeiro e Maurício Gomes de Souza.

Os três nomes mais votados serão encaminhados ao governador Wellington Dias, que, no prazo de 15 dias, escolherá, dentre eles, o novo chefe do Ministério Público do Piauí. Nos dois primeiros mandatos como governador, Wellington optou pelo nome mais votado.

“É o que tem ocorrido historicamente. A vontade da maioria deve ser considerada como fator preponderante pelo governador ao indicar o novo procurador-geral de Justiça do Piauí”, frisa Paulo Rubens Parente Rebouças, presidente da Associação Piauiense do Ministério Público.

Também a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) defende que o governador Wellington Dias escolha o nome mais votado na lista tríplice, em respeito à democracia interna institucional do órgão.

“A Conamp reafirma o compromisso histórico de defender a nomeação do candidato mais votado na lista tríplice, em prestígio à democracia interna e em respeito à autonomia e independência do Ministério Público”, pontua Norma Cavalcanti, presidente da entidade.

O próximo procurador ou procuradora-geral assume o lugar de Zélia Saraiva Lima, que comanda a Procuradoria Geral de Justiça do Piauí desde 2011. A eleição para chefe do Ministério Público do Estado será no auditório da PGJ.

Fonte: Israell Rêgo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: