Novo golpe no WhatsApp já tem mais de 1 milhão de cliques

Brasil é o país mais atingido pela campanha, que promete falso visualizador de conversa


Whatsapp

Whatsapp Foto: Reprodução

Você acha que irá descobrir com quem seus contatos se comunicam no WhatsApp, mas não é bem isso. O aplicativo de conversa lançou há duas semanas uma campanha - já chegou a 1,2 milhão de cliques somente no Brasil -, que diz permitir ao usuário ver com quem seus contatos estariam se comunicando, mas o objetivo é inscrever o número de celular do usuário em um serviço de SMS Premium, nas quais as mensagens de texto são pagas. Nesta terça-feira (6), a empresa de segurança ESET alerta a falsa funcionalidade do visualizador de conversa, segundo o Uol.

Na ação, o usuário recebe um link no qual promete ativar a nova funcionalidade. "Descubra com quem seus contatos estão conversando agora", diz a mensagem enganosa.

Ao entrar, a vítima é direcionada para uma página maliciosa, onde é induzida a compartilhar o falso link com seus contatos para ativar a funcionalidade. Em seguida, a pessoa é redirecionada para uma plataforma de publicidade contratada pelo cibercriminoso, onde é levada a se inscrever no serviço de SMS Premium para liberar o acesso ao visualizador de conversas.

Segundo o levantamento da ESET, o Brasil é o país mais atingido até o momento com 20 dias de campanha, chegando a bater 1,5 milhão de cliques no mundo todo.

Grande parte dos tipos de golpes, tendo o aplicativo como principal vetor de propagação, visa como intenção inscrever os usuários em serviços de mensagens pagas. Só neste ano, a ESET identificou nove tipos, o que mostra que tem crescido muito o número de fraudes nos últimos meses.

A principal recomendação é não clicar em links suspeitos e instalar aplicativos de antivírus em seus smartphones.

Burlando o "check azul"

Desde 2014 que o WhatsApp tem um sistema de verificação de leitura de mensagens. São as duas setas azuis que aparecem ao final de cada mensagem; se elas aparecem quer dizer que o remetente recebeu e quando ela deixa de ser cinza para ficar azul, a pessoa leu o conteúdo.

Quem não gosta desse recurso, pode desconfigurá-lo. No entanto, saiba que se você desativar as confirmações da sua leitura, você também deixará de visualizar as de outras pessoas. Em um celular com sistema Android, basta ir em Configurações > Informações da Conta > Privacidade e desmarcar a opção "Confirmação de leitura".

Para iPhone, basta ir em Configurações > Conta > Privacidade > desmarcar a opção "Recibos de leitura".

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: