Novo espaço do Centro Pop é inaugurado em Teresina

O espaço dá assistência para cerca de 100 pessoas em situação de rua na capital


Inauguração do Centro POP

Inauguração do Centro POP Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) inaugurou, durante esta quinta-feira (21), a nova sede do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP. O espaço, que fica localizado na Rua Félix Pachêco, Nº 1352, visa ao acompanhamento de cerca de 100 pessoas em situação de rua na capital.


O novo espaço também vai fazer o encaminhamento de pessoas em situação de rua para o Restaurante Popular de Teresina. O Centro POP representa um local de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, ofertando atendimentos individuais e coletivos.


"É um centro de referência muito importante, que oferece atendimento com psicólogas e assistentes sociais para pessoas em situação de rua. Também contamos com o SEAS, Serviço Especializado em Abordagem de Rua, onde os agentes de proteção social estão diariamente no espaço da rua para identificar essas situações de risco e fazer o melhor encaminhamento para essas pessoas”, destaca Layla Paiva, Coordenadora da Divisão de Média Complexidade da Semcaspi.


O Centro também oferta oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua. “É muito importante proporcionar para Teresina um melhoramento dos equipamentos sociais disponíveis pela assistência, em particular nesse momento, com um novo local para o Centro Pop. O novo espaço é mais qualificado para melhor atender a pessoa em situação de rua”, pontua o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.


Sobre o espaço

O Centro POP constitui-se em uma unidade de referência da Proteção Social Especial de Média Complexidade, de caráter público estatal, com papel importante no alcance dos objetivos da Política Nacional para a População em Situação de Rua. As ações desenvolvidas pelo Centro POP e pelo Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua devem integrar-se às demais ações da política de assistência social, dos órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: