Olhe Direito!

Olhe Direito!

Novembro Azul reforça cuidados com a saúde do homem

Quinta - 05/11/2015 às 16:11



Foto: Arquivo Obesidade é dos importantes fatores de risco, senão a principal causa, de hipertensão, diabetes e outras doenças cardiovasculares, incluindo a insufic
Obesidade é dos importantes fatores de risco, senão a principal causa, de hipertensão, diabetes e outras doenças cardiovasculares, incluindo a insufic
Novembro é o mês dos cuidados redobrados, quando Estado e municípios reforçam, por meio da Campanha Novembro Azul, as ações para o bem-estar físico, social e emocional, englobando da promoção à prevenção da saúde do homem. Cuidados esses que vão desde a adoção de hábitos de vida saudáveis até a prevenção de doenças crônicas, como o câncer de próstata.

De acordo com Valdite Costa, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde, “o nosso objetivo, neste mês, é trabalhar a conscientização dos homens sobre a importância da prevenção, como também lembrar que homens e mulheres devem, na mesma proporção, cuidar da saúde”.

O empresário Francisco Souza, 47 anos, optou pelos cuidados e atenção a sua saúde no dia a dia, ao escolher uma alimentação saudável, evitando carne vermelha e gorduras, além de inserir mais frutas e legumes no cardápio. Outra opção de vida foi deixar de fumar. “Estava cansado, incomodado e o baixo rendimento físico e no trabalho estava me prejudicando. Com o incentivo de minha esposa, larguei o cigarro”, explica.

Outra rotina adotada pelo empresário foi frequentar regularmente o médico, a cada seis meses. Por ter histórico familiar de câncer de próstata, também já realizou o exame de toque retal para a detecção precoce e rastreamento daquela neoplasia.

Valdite explica, no entanto, que historicamente o homem procura menos uma unidade de saúde do que a mulher e, quando procura assistência médica, direciona-se a um especialista. “Geralmente eles têm mais resistência em ir ao médico e só vão por insistência da família ou quando apresentam sintomas de uma doença mais grave”, afirma a coordenadora.

As causas externas, como acidentes, violências e suicídios são as principais causas da mortalidade masculina, seguida pelas doenças do aparelho circulatório, digestivo e respiratório, e as neoplasias. Essas últimas, em geral, são evitáveis, como adoção de hábitos saudáveis ao longo da vida.

Esses e outros cuidados, como acesso e acolhimento, prevenção de violências e acidentes, saúde sexual e reprodutiva, paternidade, saúde mental, estímulo a hábitos saudáveis de vida, entre outras e de forma integral, que a Secretaria de Estado da Saúde incentiva, ao longo do mês de novembro, a realização de atividades na promoção da saúde do homem, e que sejam permanentes.

Câncer de próstata

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar da Silva (Inca) estimou para o ano de 2014 o aparecimento de 2.670 novos casos de câncer em homens, no Piauí. Sendo que 790 só de câncer de próstata no Piauí e 240 em Teresina.

O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não causa sintomas. No entanto, em estágio avançado pode ocasionar micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, impotência, vontade de urinar frequentemente à noite, sangue no líquido seminal, dor ou ardor durante a micção, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés, perda do controle da bexiga ou intestino devido à pressão do tumor sobre a medula espinhal.

Considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos, o principal fator de risco para a doença é a idade. O risco também é maior entre homens que tenham histórico familiar de câncer de próstata, especialmente quando os casos ocorrem antes dos 60 anos. Uma dieta rica em carne vermelha ou laticínios ricos em gordura parecem ter uma chance ligeiramente maior de ter câncer de próstata.

Os homens que demandarem espontaneamente a realização de rotina de PSA e/ou toque retal devem ser informados sobre o balanço entre os possíveis benefícios e os riscos do rastreamento, para que participem do processo de tomada de decisão. Devem ser orientados quanto aos sinais e sintomas suspeitos de câncer de próstata e a importância de procurar um serviço de saúde na presença desses.

Obesidade

No Brasil, segundo dados da Vigitel 2014, a prevalência de excesso de peso é maior em homens com 56,5%. O resultado está associado a diversos fatores como o pouco consumo de frutas e hortaliças, falta de atividade física, o uso de álcool e cigarros, dentre outros. Além disso, cerca de 38% dos homens consomem carnes com excesso de gordura.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: