Saúde

Novembro azul promove conscientização sobre saúde do homem

Ações são voltadas para hábitos mais saudáveis da população masculina.
Fonte: CCOM | Editor: Redação 07/11/2017 13:18
Novembro Azul Novembro AzulFoto: Voluntariado BB

Esse ano com temática “Cuidar do corpo e da mente é coisa de homem que se garante”, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promove diversas atividades para o Novembro Azul, abordando esse ano a saúde integral do homem como diabetes, hipertensão, saúde mental, prevenção de doenças transmissíveis e promoção de hábitos saudáveis.

Dia 8 de novembro, no pátio da Sesapi às 8h, será a abertura oficial da campanha com a presença do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. Haverá palestras sobre saúde do homem, apresentações culturais, orientações sobre doenças transmissíveis e do trato gentio-unirário, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. As ações são voltadas para o público em geral.

“Esse ano nosso foco será importância da mudança nos hábitos de vida e prevenção constante. A maior dificuldade, pra nós enquanto profissionais de saúde, é trazer esses homens para realizar os exames preventivos, por não estarem sentindo dor eles não julgam necessário o acompanhamento com um médico”, explica Valdite Costa, coordenadora da Saúde do Homem no Estado.

Segundos dados de 2016 da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, do Ministério da Saúde, em Teresina 54,7% dos homens têm excesso de peso e desses, 17,4% possuem obesidade com o índice de massa corpórea maior que 30. Além disso, 21,2% da população masculina possui diagnóstico de hipertensão e 7,2% de diabetes.

Durante todo mês de novembro serão distribuídos materiais educativos, com a realização de palestras em instituições, hospitais e locais públicos e também atividades nas escolas para sensibilização dos jovens a cerca da temática. Além de todo trabalho assistencial que já oferece continuamente à Saúde do Homem no Piauí.

Comentários