Saúde

Novembro Azul: Pacientes com câncer podem preservar a fertilidade

A campanha do Novembro Azul tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Terça - 31/10/2017 às 15:10



Foto: Reprodução Novembro Azul
Novembro Azul

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A doença normalmente é relacionada ao envelhecimento masculino, mas os mais jovens também devem ficar atentos. Isso porque devido ao histórico familiar de câncer de próstata é necessário que o homem faça o exame preventivo a partir dos 40 anos. Após o diagnóstico, existem diferentes formas de tratamento para doença, que são indicadas de acordo com o seu estágio, sendo as mais frequentes: cirurgia para a retirada da próstata, quimioterapia e radioterapia, que podem interferir na perda da capacidade reprodutiva.

Segundo Doutor César Milton Marinellim, médico urologista na Clínica Genics, dependendo do procedimento efetuado pode ocorrer uma redução na produção de espermatozoides ou até mesmo a perda da capacidade ejaculatória, devido a retirada da próstata e das vesículas seminais. “Os homens em idade fértil, precisam considerar a possibilidade do congelamento de sêmen, para que no futuro o desejo de ser tornar pai se torne algo possível”, explica Marinellim.

Ainda de acordo com o especialista, optar por essa técnica antes de dar início ao tratamento oferece ao paciente condições de planejar a paternidade para o momento ideal. "Entre as opções também é possível optar pela biopsia testicular, procedimento que proporciona a retirada dos espermatozoides diretamente dos testículos, para que posteriormente seja feita fecundação via fertilização In Vitro com injeção intracitoplasmatica de espermatozoides, conhecidas tecnicamente como (FIV e ICSI)", finaliza o especialista.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: