Educação

Novembro Azul: CCS/UFPI realiza campanha “Cabra Bom é Cabra que se cuida”

Trata-se de uma parceria com a Defensoria Pública do Estado do Piauí(DPE-PI) em alusão ao novembro azul

Quarta - 07/11/2018 às 13:11



Foto: Ascom CCS/UFPI
CCS/UFPI

A pós-doutora Grazielle Roberta Freitas da Silva, docente associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), participou nesta terça-feira, dia 06 de novembro, de ações voltadas para a promoção à saúde intitulado “Cabra Bom é Cabra que se cuida”. Trata-se de uma parceria com a Defensoria Pública do Estado do Piauí(DPE-PI) em alusão ao novembro azul, mês em que se destinada à promoção de saúde do homem.

Em 2003, alguns amigos australianos reunidos em um bar perceberam que a única moda dos anos setenta que ainda não havia voltado era o uso de bigodes. Para se divertir, decidiram iniciar o mês seguinte completamente barbeados e deixar apenas o bigode crescer; no final do mês, fariam uma festa temática onde premiariam o melhor e o pior bigodes. Como o mês seguinte era novembro, chamaram a brincadeira de Movember, pela união das palavras mo, gíria australiana para moustache (bigode) e November (novembro).

No Brasil, a campanha surgiu em 2008, promovida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida (ILLPV), uma organização não governamental. Inicialmente chamada de “Um Toque, Um Drible”, ela ganhou o nome “Novembro Azul” em 2012. Hoje, além da prevenção do câncer de próstata, outras temáticas veem sendo abordadas com o público masculino. No momento, foram expostas medidas preventivas quanto ao câncer de próstata, câncer de pênis e alcoolismo, com verificação de pressão arterial, atendimento farmacêutico e distribuição de camisinhas e folder explicativo.

A ação teve a organização do farmacêutico Freddie Mercury de Sousa Rodrigues e da Assistente Social da DPE-PI, Valéria Miranda de Araújo, e, colaboração das acadêmicas de Enfermagem, Allyne Quaresma, Beatriz Barros, Débora dos Reis, Tainan Mourão e Josélia Cássia . Enaltecemos a receptividade e apoio da Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.

Fonte: UFPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: