Ciência & Tecnologia

Nova teoria explica origem da Lua

Satélite teria sido formado após vários choques de asteroides com a Terra

Domingo - 19/03/2017 às 17:03



Foto: Reprodução Lua
Lua

Um estudo recente contraria a hipótese mais difundida entre astrônomos sobre a formação da Lua. Acredita-se que o stélite teria sido gerado após um choque entre a Terra e Theia, um corpo celeste do tamanho de Marte, há 4,5 bilhões de anos.

O impacto teria tirado uma parte um fragmento do nosso planeta que, ao entrar em órbita, se transformou no nosso único satélite. A composição química da Lua é, de fato, bastante parecida com da Terra, mas cálculos feitos em computador indicam que um choque desse porte deveria ter gerado um corpo celeste com três partes de Theia para cada parte de Terra - o que não corresponde à realidade.

De acordo com pesquisa desenvolvida no Instituto Weizmann de Ciência, em Israel, e publicada na revista Nature, a Lua teria sido formado a partir de choques de diversos asteorides com Terra. “No início, o Sistema Solar estava cheio de corpos residuais da formação planetária”, explica a pesquisadora Racula Rufu.

“Portanto, é muito mais provável que vários impactos comuns tenham formado a Lua, e não um único impacto especial”, conclui. Neste caso, os resíduos soltos em órbita ao longo do tempo teriam formado um anel de poeira, que acabaram se aglomerando e formaram a Lua. As informações são da revista Superinteressante.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: