Educação

Nova temporada do programa Hora do Enem estreia nesta segunda (09)

A atração um dos produtos de maior audiência da TV Escola, vai ao ar diariamente às 7h, com reprises às 13h e às 18h.

Domingo - 08/04/2018 às 14:04



Foto: Programa HORA DO ENEM 2017 - blogger Hora do Enem
Hora do Enem

A TV Escola, emissora vinculada ao Ministério da Educação, estreia nesta segunda-feira, 9, a nova temporada do Hora do Enem. O programa é a única plataforma de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) inteiramente gratuita, aberta, de conteúdo produzido por educadores, com base nas competências exigidas pelo exame. Apresentada por Land Vieira, a atração um dos produtos de maior audiência da TV Escola, vai ao ar diariamente às 7h, com reprises às 13h e às 18h.   

“O Hora do Enem é uma experiência muito bem-sucedida que, a cada ano, ganha mais maturidade, cumprindo um papel relevante na vida de pessoas que querem mudar sua realidade, ingressando na faculdade”, avalia Fernando Veloso, diretor-geral da emissora. “É um programa de televisão, mas é uma plataforma de suporte pedagógico que apoia estudantes e a qualquer pessoa interessada em aprender”.

Os episódios inéditos seguem em exibição até novembro. A emissora exibe ainda, além da programação normal ao longo da semana, algumas maratonas aos sábados e domingos. “O desafio de produzir um programa diário é imenso para uma emissora do porte da TV Escola, mas o retorno do Hora do Enem é sempre muito estimulante”, explica o diretor de produção do canal, Claudio Jardim. “Este ano estamos ampliando ainda mais os recursos do programa, com a participação de professores de outros estados e que trazem vivências regionais, além dos educadores youtubers, que conversam com essa galera mais jovem e que têm total sintonia com a atração. ”  

Agora composto por dois blocos, o programa, além do quadro negro que facilita a resolução das questões, terá no cenário uma TV que exibirá imagens e mensagens enviadas pelos telespectadores, possibilitando a interatividade com quem está assistindo. O primeiro bloco sempre recebe um professor convidado para resolver questões de provas anteriores do Enem. Alguns deles já são conhecidos dos estudantes, como Rômulo Bolívar (Redação), famoso por seus vídeos sobre redação publicados na internet. Já no segundo bloco, o apresentador entrevista profissionais de diversas áreas e segmentos.

 “Fazer parte desse projeto desde o início é motivo de orgulho para mim”, afirma Land Vieira. “Aqui está o ator, mas está o estudante também, está o cara que curte ganhar mais conhecimento e conhecer pessoas incríveis, que nos trazem histórias que valorizam a importância vital da educação. Mostrar tudo isso e ainda interagir com essa galera imensa que acompanha o Hora do Enem é uma experiência de vida”.

Percursos Educativos – Lançada em 2 de abril, a plataforma Percursos Educativos vai funcionar como uma espécie de atividade complementar ao Hora do Enem. Essas ferramentas de aprofundamento estarão abertas a qualquer pessoa em um hotsite próprio da TV Escola. Na plataforma, o estudante terá a oportunidade de resolver uma questão do Enem e encontrar outras que abordam o mesmo assunto.

O primeiro percurso, de matemática, contou com a curadoria de Leo Akio, professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAP-UFRJ). Durante o ano, outras disciplinas serão disponibilizadas, como geografia, biologia, língua portuguesa e os demais componentes curriculares presentes no Enem.

“O único caminho possível para transformar a vida é a educação”, avalia Walmir Cardoso, gerente de conteúdo da TV Escola e do programa Hora do Enem. “As pessoas que estão interessadas em entrar na universidade e que reconhecem no Enem a melhor porta de entrada encontram no programa um caminho de qualidade, bem-humorado, com linguagem simples, mas correta. Agora, com os Percursos Educativos, elas podem aprofundar ainda mais seus conhecimentos e se preparar para um exame que cria tantas oportunidades em um país com tanta dificuldade como o Brasil”. 

TV Escola – A TV Escola é o canal do MEC, distribuído em multiplataforma, que trabalha com o objetivo democratizar o ensino básico e elevar a qualidade da educação brasileira. Há mais de 20 anos no ar, a emissora tem como público professores, coordenadores e gestores escolares, além de alunos da pré-escola ao ensino médio da rede pública. Sua programação também procura atender às demandas de pais preocupados com a educação de seus filhos e de todos os interessados em aprender.

O canal pode ser acessado por meio de satélite, parabólica, DTH, TV a cabo e TV digital, somando mais de 80 milhões de espectadores, além da web, presente em aplicativos para smartphones, tablets, smartTVs e computadores. São 12 milhões de usuários via web, mais de 370 mil seguidores nas redes sociais, 20 mil downloads do aplicativo para aparelhos de TV conectadas e mais de 180 mil downloads para smartphones.

Destaque na programação da TV Escola, o programa Hora do Enem pode ser assistido, a qualquer momento, na página da TV Escola e no youtube.

Fonte: MEC

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: