Política

Nova fase da Operação Lava Jato prende Renato Duque e Adir Assad

Petrobras Manifestações Polícia Federal CPI Lava Jato

Segunda - 16/03/2015 às 16:03



Foto: Reprodução Polícia Federal
Polícia Federal
Um dia depois das manifestações contra o governo da presidente Dilma Rousseff em várias capitais, a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, entrou em sua décima fase.

Foram presos preventivamente Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, e Adir Assad, empresário acusado, durante a CPI do caso Cachoeira, de emitir notas frias para empreiteiras – sobretudo, a Delta.

Ao todo, 40 homens da Polícia Federal cumprem dois mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e 12 de busca e apreensão.

Esta décima fase da Lava Jato foi batizada de \'Que país é esse?\', numa alusão a uma música composta por Renato Russo, da Legião Urbana, que fez sucesso na década de 80.

A decisão pode criar conflito com o Supremo Tribunal Federal, uma vez que o ministro Teori Zavascki determinou, em janeiro, a soltura de Duque, alegando que não havia risco de fuga do País.

Os presos são investigados pela prática dos crimes de associação criminosa, uso de documento falso, corrupção passiva e corrupção ativa, além de fraude em processo licitatório e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, eles serão levados para Curitiba, no Paraná, e permanecerão custodiados na Superintendência da Polícia Federal da capital à disposição da Justiça Federal local.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: