Arte e Cultura

Nova edição do Sexta Cultural traz o espetáculo “À Luz de Velas”

história se dá em Teresina, na década de 40, personagens principais são duas cozinheiras do bordel  que passam dia comentando sobre a vida das pessoas

Terça - 27/11/2018 às 00:11



Foto: Ascom Atividade
Atividade

O Sexta Cultural desse mês acontece dia 30 de novembro. Nesta edição, o projeto tem como atração principal, a artista Valéria Lima. A autora apresentará a peça “A Luz de Velas”, a partir das 18h30min, no Laboratório de Artes da Universidade Estadual do Piauí, Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. O evento é livre para todos os públicos, com valor simbólico R$ 2,99.

O Roteiro de Valéria Lima e a Direção de Chiquinho Pereira é inspirado nas obras “Palha de Arroz”, do escritor piauiense Fontes Ibiapina e “O Abajur Lilás”, do dramaturgo paulista Plínio Marcos.“À Luz de Velas” apresenta a realidade vivida por prostitutas que, oprimidas por seu cafetão, não sabem o valor de suas vidas.

A história se dá em Teresina, na década de 40, personagens principais são duas cozinheiras do bordel  que passam dia comentando sobre a vida das pessoas da vizinhança, e à noite também trabalham nesse bordel. A partir dessa realidade, a peça reflete sobre uma série de questões sociais como a pobreza da época, submissão das pessoas para ter o que comer, opressão e violência contra a mulher, além de misteriosos incêndios que aconteciam no centro da cidade e o descaso político diante da realidade daquelas pessoas.

A autora da atração, Valéria Lima, aponta que a peça foi montada a partir das problemáticas da época focando, principalmente, sobre as lutas que essas mulheres enfrentavam diariamente. “É uma comédia reflexiva, inspirada em obra memorialista de um piauiense e de um paulista, juntando anos 40 e 70. Uma comédia pra rir e, sobretudo, pensar. A peça retrata questões ainda presentes nos dias de hoje”, pontua.

O diretor do grupo de teatro da UESPI, Moisés Chaves, ressalta que essa sexta cultural, como as outras edições, traz discussão de assuntos relevantes ao desenvolvimento cultural e social da instituição. “A expectativa é sempre que a comunidade acadêmica acolha nossos projetos e reflita acerca dos assuntos tratados”, destaca.

 Sexta Cultural

O Sexta Cultural é projeto integrado com a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis e Comunitárias (PREX), que surgiu da iniciativa do Grupo de Teatro da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em 2017, com a proposta de promover experiências culturais e artísticas. As atividades do projeto são sempre na última sexta-feira de cada mês.

Fonte: Ascom UESPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: