Polícia

PM-PI garante que acusados de fraude serão eliminados

Quarta - 26/07/2017 às 18:07



Foto: João Albert Coronel Carlos Augusto e reitor Nouga Cardoso
Coronel Carlos Augusto e reitor Nouga Cardoso

Depois de várias denúncias publicadas nas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram - de que pessoas suspeita de fraudes em outros concursos público teriam sido aprovadas no concurso da Polícia Militar do Piauí, a Diretoria de Comunicação (DCOM) da PM-PI divulgou uma nota esclarecendo que a divulgação do resultado da prova e sobre a presença desses nomes na relação.

Segundo a Comunicação da PM-PI, o resultado é apenas uma das várias etapas do certame, segundo o edital. E que as pessoas com “ficha suja” ou que tiveram em dívida com a Justiça serão eliminados nas fases seguintes.   

“Nota de esclarecimento sobre as etapas do Concurso para Soldado da PMPI. A Diretoria de Comunicação (DCOM) da Polícia Militar do Piauí vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1.         Somente fora publicado o resultado da 1ª etapa do concurso público para Soldado da PMPI. Os 480 classificados ainda serão submetidos às demais fases do concurso: exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social.

2.         As quatro primeiras etapas são de responsabilidade do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí – NUCEPE.

3.         A PMPI terá participação na 5ª etapa do concurso, referente à Investigação Social, conforme o edital:

“5.7.1. A investigação social, de caráter eliminatório (APTO OU INAPTO), será realizada a respeito do candidato, pela Policia Militar, através de seus órgãos e constará de uma pesquisa a ser realizada no bairro onde reside ou residiu o candidato, nos colégios onde estudou, nos locais onde trabalhou e nos órgãos públicos, de modo que, ao final, possa ser feita a avaliação de sua conduta social.

(...)

5.7.3. A investigação social consistirá, ainda, na apuração, na comprovação da ausência de antecedentes criminais, relativos a crimes cuja punibilidade não esteja extinta e não tenha ocorrido a reabilitação.

(...)

5.7.5. O julgamento desta etapa ficará a cargo da Polícia Militar do Piauí e terá por finalidade averiguar atos da vida pregressa e da vida atual do candidato, quer seja social, moral, profissional, impedindo que pessoas, com perfil incompatível, exerçam a função militar.

(...)

5.7.7. Será eliminado do Concurso o Candidato que, mesmo aprovado na Prova Escrita Objetiva e considerado APTO nos Exames de Saúde, Aptidão Física e Psicológico, seja considerado INAPTO na Investigação Social.”

4.         Portanto, somente serão convocados para a matrícula no Curso de Formação os candidatos considerados classificados e aptos em todas as etapas deste Concurso e que estiverem dentro do limite de vagas estabelecidas pelo Edital.

Teresina, 26 de julho de 2017.  Diretoria de Comunicação Social – DCOM”, diz a nota.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: