Brasil

Nordeste brasileiro possui cerca de 241 cidades digitais. Confira

nordeste cidades digitais várias

Sábado - 07/06/2014 às 23:06



 Segundo pesquisa realizada pela Rede Cidade Digital (RCD), a região nordeste do Brasil possui cerca de 241 cidades digitais. Este é o resultado da soma dos municípios referenciados no Mapa das Cidades Digitais disponível no Portal RCD. O mapa foi atualizado nesta terça-feira (03) com os estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, concluindo assim o mapeamento do território nordestino do país. Ao todo, já são 22 estados apontados no Portal, ultrapassando 900 municípios brasileiros já referenciados.

Esta análise realizada pela RCD busca reunir municípios que apresentam ou desenvolvem iniciativas de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Esses tipos de projetos são realizados por meio de investimentos em programas de governo eletrônico (e-gov), infraestrutura de telecomunicações e disponibilização de sinal gratuito de internet para a população. As cidades apresentadas no Mapa são definidas através de sistematização de dados, tendo como base a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informações de veículos oficiais de comunicação das prefeituras e governos estaduais.

Além das iniciativas de governos estaduais e municipais, como o Porto Digital em Pernambuco ou o Viva Internet em São Luís, Maranhão, alguns municípios nordestinos também fazem parte da primeira etapa do programa federal Cidades Digitais. O objetivo do projeto realizado pelo Ministério das Comunicações é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.

No dia 29 de maio deste ano, o Ministério das Comunicações inaugurou em Vitória da Conquista (BA) a primeira cidade do programa Cidades Digitais, além de uma inauguração simbólica de outras oito cidades pertencentes à primeira etapa, de 2012. Além Vitória da Conquista, a fibra óptica instalada pelo Ministério das Comunicações foi entregue aos municípios de Guanambi, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Nilo Peçanha, Piraí do Norte e Uruçuca, todas elas pertencentes ao estado da Bahia.
O ministro das Comunicações,

Paulo Bernardo, que participou da cerimônia de inauguração, afirmou que o programa vai trazer ganhos significativos para a população: "A internet é imprescindível para produtividade do trabalho, para estudar, ou simplesmente adquirir informação. O Governo Federal está fazendo todos os esforços para garantir isso. Fizemos esse projeto das Cidades Digitais para facilitar o acesso da população e da administração municipal à internet, além de ter o benefício da internet em praça pública".

Sistema UNI
Além das iniciativas dos programas de inclusão nordestinos e o programa Cidades Digitai, as cidades de Barro Alto (BA), Jussari (BA), Palmeirândia (MA) e Viçosa do Ceará (CE) fazem parte do Sistema UNI, plataforma virtual desenvolvida, pela RCD, para a interação entre gestores públicos, empresas fornecedoras de soluções tecnológicas e cidadãos. Seu objetivo é aproximar o público ligado diretamente às cidades digitais por meio de um canal de comunicação direto, sem barreiras, facilitando o compartilhamento de informações e acelerando o desenvolvimento dos programas de cidades digitais nos municípios, funcionando como uma rede social das cidades digitais.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: