No Piauí, 37% da população não pagou as dívidas em junho


Dinheiro

Dinheiro Foto: Reprodução

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor divulgou nesta terça-feira, 15, o número de consumidores que não quitaram suas dívidas em junho de 2017. Neste mês, o número de consumidores inadimplentes no país chegou a 60,6 milhões, queda de 0,7% em relação a maio, que registrou 61,0 milhões Este foi o primeiro registro de queda em sete meses. No Piauí, 37,7% da população adulta está inadimplente, totalizando 817.991 pessoas.

Segundo os economistas da Serasa, a queda da inflação, a redução das taxas de juros, o ingresso dos recursos do FGTS na economia e a reação do mercado formal de trabalho estão contribuindo para reduzir o patamar de inadimplência do consumidor. Na comparação com junho de 2016, houve aumento de 1,51%.

O estudo também mostra que a região com maior percentual de inadimplentes do país é a Sudeste, com 45,2% do total, seguida da região Nordeste, que corresponde a 25,1% do total. O Sul do país é o terceiro colocado do ranking, com 12,8% dos negativados. Norte e Centro-Oeste ficam em quarto e quinto lugar, respectivamente.

O ingresso e a manutenção do nome nos cadastros de proteção, além de restringir diretamente o acesso ao crédito e desorganizar a vida financeira das famílias, também contribui para que o score de crédito do consumidor seja baixo. Os pontos do Serasa Score são resultantes do relacionamento do consumidor com o mercado e vão de zero a 1.000.

Cada pessoa é pontuada de acordo com a análise de uma série de fatores, como pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados. Quanto mais baixo o score, maiores são as chances de o cidadão não honrar seus compromissos financeiros nos próximos 12 meses ou ter acesso facilitado ao crédito.

A tabela mostra o número total de inadimplentes em cada estado e o percentual de inadimplentes em relação à população adulta:
A tabela abaixo mostra o número total de inadimplentes em cada estado e o percentual de inadimplentes em relação à população adulta:

Fonte: Serasa Experian

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: