Sentimento é de renovação no PT, afirma Nayara Costa


Nayara Costa

Nayara Costa Foto: Reprodução WhatsApp

A disputa pela presidência do diretório do PT em Teresina este ano teve um diferencial: um segundo turno entre os candidatos Gilberto Paixão e Nayara Costa movimentou a militância e fez com que a caça aos votos fosse essencial.

Com apoio decisivo dos "caciques" do PT - entre eles o governador Wellington Dias, a senadora Regina Sousa e o deputado federal Assis Carvalho -, além de contar com uma maior estrutura, inclusive carros à disposição dos eleitores, Paixão acabou vencendo a disputa, mas o recado estava dado e uma nova liderança despontava no cenário do partido: Nayara Costa.

A ex-secretária da Juventude do PT estadual obteve 430 votos contra 620 de Paixão. E poderia ter vencido, caso tivesse conquistado os 208 votos do terceiro colocado no primeiro turno, Jetan Pinheiro [que não declarou apoio a nenhum dos lados].   

Mais que os votos obtidos na eleição de domingo (30), a jovem liderança deu voz à militância. Que se afastou do partido por ter sido esquecida pela cúpula petista, segundo Nayara. 

“O PT tem que acreditar nas novas lideranças, na militância. A direção do PT se afastou dessas pessoas. Colocamos nosso nome à disposição acreditando sim, que existem mulheres, homens, jovens... que podem fazer essa diferença. Você vê a vontade dessas pessoas de ainda participarem do PT, mas falta uma apromixação da direção do partido”, reclamou Nayara, ao portal, após o resultado do primeiro turno.

Em entrevista ao PiauíHoje, a jovem liderança petista destacou a boa receptividade que obteve tanto da ala jovem quanto dos fundadores do PT que expressaram a necessidade de renovação no partido, não somente na sua representatividade no Legisltivo, mas, principalmente, nas práticas politicas.

PiauiHoje - O que o resultado das urnas mostraram neste domingo de segundo turno no PT de Terresina?

Nayara Costa - O desejo de mudança e renovação do partido ficou ainda mais nítido com o resultado desta eleição, fizemos um trabalho de formiguinha, fomos conversar com os filiados e filiadas que não militam diariamente no partido,, não desejávamos somente o voto na urna,  tentamos estimular os filiados a pensar na responsabilidade individual para fortalecer o PT. Fomos a porta de vários jovens filiados e filiadas, mas tivemos abertura em diversas casas de fundadores do PT  e o sentimento era o mesmo, renovação do partido não somente na representatividade, mas principalmente nas práticas politicas.

PH - Qual o rumo do PT a partir de agora? E o seu futuro na política?

NC - Não tenho dúvidas, no que depender de nossa parte, o PT será fortalecido a cada dia nestes dois anos. Temos o dever de organizar o partido e renovar mesmo não conseguindo a presidência, tivemos mais de 40% dos votos neste segundo turno, no primeiro turno com eleição de chapa municipal  tivemos mais de 35% na composição do diretório, teremos um espaço também decisivo na executiva do partido, e o objetivo é contribuir com o futuro presidente no que for para fortalecer o PT. A disputa terminou ontem, agora é fazer nosso dever de casa nos espaços que teremos por direito.

Todo esse processo é fruto de trabalho coletivo e individual. Sempre acreditei na política como principal meio de transformação, e ao conhecer o PT, tive certeza que a política partidária era realmente o que me completava, eu dei alguns passos, e sai desse processo completamente fortalecida para dar continuidade naquilo que acredito, estou a disposição para criar e conquistar espaços políticos dentro e para fora do PT. Defenderei até o fim as bandeira que acredito, fortalecimento dos movimentos sociais, LGBTs, igualdade racial e principalmente pautando a questão de gênero.

PH - Uma candidatura a deputado estadual em 2018 não está descartada...

NC - Tivemos a consolidação de um bom grupo nas eleições internas do PT, e a intenção é unificar ainda mais com essas pessoas que acreditaram no nosso projeto, meu nome esta à disposição para toda e qualquer disputa que eu avalie que possa contribuir, se o coletivo entender como necessário não fugirei a luta. Não temos definição para 2018 ainda, mas que o nome Nayara Costa será colocado a disposição para a população teresinense ou piauiense em algum momento, isto é certeza.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: