Saúde

Nasce 1º bebê com microcefalia por zika em Porto Rico

Ríus fez o anúncio em entrevista coletiva para apresentar os dados mais recentes sobre a incidência da zika

Sábado - 29/10/2016 às 14:10



Foto: www.marxismo.org.br Zika
Zika

A secretária do Departamento de Saúde de Porto Rico, Ana Ríus, confirmou nesta sexta-feira o nascimento do primeiro bebê com microcefalia por causa do vírus da zika.

Ríus fez o anúncio em entrevista coletiva para apresentar os dados mais recentes sobre a incidência da zika em Porto Rico, segundo os quais foram confirmados 1.489 novos casos do vírus, o que eleva a 31.464 o número de reportes locais, até o momento.

A titular de Saúde detalhou que a mãe do bebê, que reside na região metropolitana de San Juan, "não teve um cuidado pré-natal consistente" e que o menor apresenta problemas no tronco cerebral, microcefalia e na audição, entre outros danos.

O caso do bebê, que nasceu nas últimas duas semanas e não teve o sexo especificado, foi examinado com 30 semanas de gestação, acrescentou Ríus.

"Essa criança vai ser encaminhada a nossas clínicas de zero a três anos para receber o acompanhamento adequado dado a sua condição. Se sobreviver, pois será submetida a outros programas de infância e cuidado de infância que temos", explicou.

Segundo os dados mais recentes das autoridades de saúde locais, de 10 a 16 de outubro, foram identificados 156 casos novos de grávidas infectadas, para um total de 2.469, e três casos novos da síndrome Guillain-Barré, que agora totalizam 57 casos confirmados desde que começou a epidemia em dezembro.

A zika não é geralmente uma doença mortal, mas a incidência em mulheres grávidas foi vinculada a casos de microcefalia e outras más-formações.

Fonte: Terra

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: