Ciência & Tecnologia

NASA testará sistema de defesa contra asteroides pela primeira vez

O asteroide em questão estará a 4.800 quilômetros do nosso planeta

Domingo - 06/08/2017 às 12:08



Foto: Reprodução Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A agência espacial dos Estados Unidos (NASA, na sigla em inglês) irá testar no próximo mês de outubro, pela primeira vez, o seu sistema de defesas contra asteroides. E será contra um corpo celeste real, que passará próximo da Terra.

O asteroide em questão estará a 4.800 quilômetros do nosso planeta e, assim, não representa nenhuma ameaça real. Contudo, é uma oportunidade considerada boa demais para os cientistas não colocarem as defesas à prova.

De acordo com anúncio feito pela Universidade do Arizona (EUA), a Oficina de Coordenação da Defesa Planetária da NASA realizará o teste no próximo dia 12 de outubro. O alvo será o asteroide 2012 TC4.

“Como estamos preparados para a próxima ameaça cósmica?” é a pergunta que os cientistas esperam ver respondida com o teste no espaço, de acordo com Vishnu Reddy, professor de Ciências Planetárias do Laboratório Planetário e Lunar da Universidade do Arizona.

“Este é um esforço coletivo que envolve mais de uma dezena de observatórios, universidades e laboratórios de todo o mundo, para que possamos aprender coletivamente as fortalezas e limitações de nossas capacidades de defesa planetária”, completou Reddy, segundo o site oficial da NASA.

Assim, o objetivo é tratar o asteroide 2012 TC4 como uma ameaça real, com potencial de impacto, para colocar em funcionamento um sistema de observações, previsões e comunicações.

Encarregado de observações do asteroide, Michael Kelley explicou que os cientistas terão uma boa oportunidade para “fazer preparativos e compilar dados para qualificar e aprender o máximo possível”.

O corpo celeste que será usado no teste possui um tamanho entre 9,15m e 30,5m, similar ao que o que explodiu na região russa de Chelyabinsk em 15 de fevereiro de 2013. 

Fonte: Sputnik Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: