Ciência & Tecnologia

Nasa lançará missão para buscar indícios de vida em Marte

Projeto deverá ser implementado em 2020

Segunda - 21/08/2017 às 14:08



Foto: UOL Notícias Marte
Marte

A Nasa promete para 2020 uma missão a Marte para tentar saber se o planeta chegou a abrigar vida no passado. Para tal serão utilizados os mesmos métodos usados na Terra para encontrar os restos da vida mais antiga do planeta, afirmou um dos cientistas da equipe, Ken Williford, durante a conferência sobre o projeto.

Os novos métodos científicos utilizados para procurar as evidências mais antigas da vida na Terra são um grande passo em frente quanto à detecção de bioformas (as evidências mais antigas de vida), explica Williford citado por Science Daily. Um dos instrumentos principais da "Marte 2020" será o uso de raios X por fluorescência e espectroscopia para definir a composição elementar, mineral e orgânica das rochas.

Williford assegurou que estas novas técnicas permitirão explorar o Planeta Vermelho à escala telescópica e microscópica: "Desde os montes até aos grãos de areia". Espera-se que a missão de 2020 recolha fragmentos da superfície do planeta, cuja análise na Terra contribua para o objetivo da missão.

"Marte 2020 representa o primeiro passo decisivo para analisar fragmentos do Planeta Vermelho na Terra. Nosso objetivo é recolher com a nossa estação uma série de amostras variadas com o melhor potencial para mostrar as etapas de evolução de Marte — inclusivamente a presença de vida que possa ter havido lá", sublinhou. Com informações da Sputnik News.

Fonte: Sputnik News

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: