Geral

Na Semana do Dia da Criança Detran-PI realiza ações educativas

Projeto Rede Pública Escolas Semana da Criança Detran-PI

Sexta - 09/10/2015 às 22:10



Foto: CCom Sede do Detran-PI, na Redenção, próximo ao Estádio Albertão
Sede do Detran-PI, na Redenção, próximo ao Estádio Albertão
Um trânsito seguro começa com educação. Pensando assim, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), durante a Semana da Criança, realizará ações educativas em escolas da rede pública de ensino. O órgão levará o projeto escolinha de trânsito, onde as crianças percorrerão uma pista sinalizada, que simula o trânsito real de uma cidade, com veículos de brinquedo, semáforos e faixas de pedestres. A intenção é que as elas possam interagir, de forma defensiva, na maneira de dirigir.

A ação que teve início na última quinta-feira (08) e segue até dia 16 de outubro. Para Jeovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito do Departamento, um trânsito mais humanizado no futuro começa com a educação das crianças de hoje. "O objetivo das atividades é mostrar para a criança que ela também é sujeito no trânsito e, com o aprendizado adiquirido, pode e deve interferir de forma educativa no comportamento do adulto. Desde pequena, elas devem ter consciência do que é certo e errado no trânsito", declara a diretora.

Durante a ação realizada na manhã desta sexta-feira (9), no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Francisco das Chagas Venâncio, localizado no bairro Lourival Parente, cerca de 130 crianças aprenderam brincando sobre segurança no trânsito e no final das atividades receberam brindes da equipe da Escola de Trânsito.

“As brincadeiras educativas animam e também educam para um trânsito melhor, mais harmônico. Essa é a proposta da EPT durante a Semana da Criança, orientá-las que o correto é atravessar na faixa, destacar a importância do cinto de segurança e de não falar ao celular enquanto dirige, dentre outras coisas”, comenta a educadora Janaína Meneses, da Escola Piauiense de Trânsito.

Maria de Jesus Pessoa, auxiliar de gestão do CMEI, atestou a ação educativa, afirmando que as crianças são pequenos cidadãos, que já tem plena consciência de muitas normas de trânsito. “Há crianças que já reclamam com o pai quando este bebe e quer dirigir, então, é muito importante orientar sobre comportamento ideal para um trânsito seguro", afirmou a auxiliar.

Com a ação, o Detran busca alcançar cerca de 800 crianças da rede pública em Teresina.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: