Saúde

Mutirões de cirurgias atendem mais de 380 crianças no fim de semana

A estratégia contribui para reduzir a fila de espera por um procedimento cirúrgico.
Fonte: Governo do Piauí | Editor: Redação 19/03/2018 15:43
Mutirão atende crianças em diferentes hospitais do Estado Mutirão atende crianças em diferentes hospitais do EstadoFoto: Ascom

Mutirão atende crianças em diferentes hospitais do Estado (Ascom Sesapi)

Em mais uma etapa do Mutirão de Cirurgias Pediátricas, somente nesse fim de semana, foram atendidas 384 crianças com consultas, em sete hospitais da rede estadual. Dessas, 156 tinham indicativo de cirurgias e 74 passaram pelo procedimento entre a sexta-feira (16) e segunda-feira (19) e as demais tiveram o agendamento para os próximos dias. A realização dos mutirões é uma das estratégias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para reduzir a fila de espera por um procedimento cirúrgico.

Com o mutirão, a maior parte das cirurgias pediátricas mais recorrentes são atendidas, o que pode a chegar a 70% de cobertura, como explica o cirurgião pediátrico Ivo Lima, técnico da Secretaria da Saúde. “São cirurgias de pequeno e médio porte, como hérnias, exérese e fimose, o que representa entre 60 a 70% das cirurgias pediátricas”, disse o médico. Antes do procedimento, “a criança passa por uma consulta, uma avaliação para confirmar a doença e ainda vê se há alguma contraindicação para o procedimento. Se não, é marcada logo em seguida”, afirma Ivo.

De acordo ele, cerca de 20 profissionais especializados foram deslocados de Teresina para sete hospitais da rede: Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí; Tibério Nunes, em Floriano; Dirceu Arcoverde, em Parnaíba; Regional de Campo Maior; Manoel de Sousa Santo, em Bom Jesus; Teresina de Barros Nunes, em São João do Piauí, e Dr. João Pacheco Cavalcanti, em Corrente.

O cirurgião Marcos Danilo participou do mutirão em Corrente e conta como foi a experiência lá. “Tive a felicidade de participar do mutirão em Corrente nesse fim de semana. Atendemos 45 crianças e realizamos 20 procedimentos. Fico feliz também por ter ajudado a resolver um caso da urgência, evitando um deslocamento oneroso para o hospital e desgastante para a criança”, relata o profissional.

O mutirão continua nesta semana, com o seguinte calendário:

Hospital Regional Tibério Nunes – Floriano
Cirurgias: segunda, terça e quarta-feira

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - Parnaíba
Consultas: dia 20 de março

Hospital Regional de Campo Maior – Campo Maior
Consultas e cirurgias: dias 23 e 24 de março

Hospital Regional Deolindo Couto – Oeiras
Cirurgias: dias 24 e 25 de março

Hospital Regional Manoel de Sousa Santos – Bom Jesus
Cirurgias: dias 22 e 23 de março

Hospital Regional Gerson Castelo Branco – Luzilândia
Consultas e cirurgias: dia 25 de março

Comentários