Museu do Cairo exibe peças do túmulo de Tutancâmon nunca vistas

As peças estavam há mais de 90 anos guardadas em uma caixa de madeira em um armazém do museu


Museu exibe peças do túmulo de Tutancâmon

Museu exibe peças do túmulo de Tutancâmon Foto: Reuters

Cerca de 60 peças de ouro da sepultura do faraó Tutancâmon (reinou no Egito Antigo entre 1332 e 1323 a.C.), que nunca antes tinham sido exibidas ao público, estão expostas agora no Museu do Cairo. Segundo a edição Al Ahram, estas são peças que durante mais de 90 anos estiveram guardadas em uma caixa de madeira em um armazém do museu. Em 2014, o museu iniciou a sua restauração, em cooperação com cientistas alemães.

São placas de ouro que foram removidas de um dos carros de guerra do faraó, encontrado na tumba. Nas placas estão representadas cenas da vida cotidiana, bem como batalhas entre animais. Segundo o portal Youm7, os cientistas afirmam que os desenhos não são tradicionais do Egito Antigo mas que têm origem estrangeira. Supõe-se que as placas teriam sido produzidas na Síria e depois levadas ao Egito.

A exposição estará patente no Museu do Cairo até o fim do ano corrente, sendo as amostras depois transferidas ao novo museu de história egípcia que está sendo construído perto das Pirâmides de Gizé. Sua abertura está prevista para 2018. A construção começou em 2002 e a inauguração foi planejada para 2015, mas as obras não puderam ser terminadas a tempo por causa de algumas dificuldades. No novo museu serão expostas mais de 100 mil obras artísticas, incluindo 4,5 mil peças procedentes do túmulo de Tutancâmon, descoberto pelo egiptólogo britânico Howard Carter em 1922 no vale de Luxor. 

Fonte: Sputnik News

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: