Municípios

INUSITADO

Tradição: Moradores de Esperantina dormem em cemitérios em Dia de Finados

Há 120 anos, moradores da zona rural da cidade passam a noite ao lado dos túmulos de seus entes queridos. Eles levam redes e até café

Alinny Maria

Quinta - 02/11/2023 às 13:42



Foto: Reprodução/Instagram Moradores da zona rural de Esperantina passam a noite em cemitério
Moradores da zona rural de Esperantina passam a noite em cemitério

A prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio (MDB), compartilhou um fato inusitado que acontece no município, situado no Norte do Piauí. Em seu perfil no Instagram, ela publicou um vídeo mostrando a tradição que acontece há 120 anos na comunidade Encanto, zona rural de Esperantina. Na noite de véspera do Dia de Finados, famílias passam a noite em cemitérios, rezando e visitando os túmulos dos entes queridos.

A tradição acontece nos cemitérios Todos os Santos e Santas de Deus, ambos na comunidade Encanto. Idosos e crianças pernoitam nos cemitérios e até levam redes para dormir no local. Eles também improvisam e fazem até café no cemitério.

"Esperantina é, de fato, uma cidade multicultural. Peço licença, nesta véspera de dia de finados, para dividir com vocês, uma tradição inusitada, desconhecida por muitos...  Aqui, as famílias acampam no cemitério de todos os Santos e Santas de Deus, entre o dia 1º e 2 de novembro, dia de finados. Sim, aqui, eles colocam suas redes, trazem os seus utensílios para prepararem seus chás e cafés, e pernoitam com suas famílias, em forma de vigília, nos cemitérios desta localidade", relatou a prefeita em suas redes sociais.

Uma das moradoras disse que a tradição dura 120 anos e que ela participa desde os seus oito anos de idade. Atualmente, a mulher tem 80 anos e segue passando a tradição para as outras gerações de sua família.  

Ivanária disse ainda que Esperantina é uma cidade cheia de riquezas e curiosidades. Veja o vídeo:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: