Municípios

Rio Piauí vai ganhar oito novas barragens; primeira está em obras

Somente a bacia dos rios Piauí e Canindé acumula 1,1 bilhões de metros cúbicos de água

Quarta - 26/10/2016 às 14:10



Foto: CCOM Rio Piauí
Rio Piauí

O rio Piauí deve ganhar oito novas barragens. A primeira delas, localizada no município de Ribeira do Piauí, na localidade Barriguda, já está em construção. Nesta quarta-feira, 26, o superintendente da secretaria estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Romildo Mafra juntamente com dois engenheiros do órgão visitam o local.

“Ao todo serão oito barragens a serem construídas somente no rio Piauí”, disse Romildo Mafra. Ele afirma que outros rios também serão beneficiados com a construção das barragens, são eles: Poti, Parnaíba, Piauí, Longá, Guaribas, Sambito, Canindé e Gurguéia.  Hoje, apenas o rio Parnaíba é perene, já que os outros sofrem com problemas de assoreamento.

Somente a bacia dos rios Piauí e Canindé acumula 1,1 bilhões de metros cúbicos de água. “Nossa intenção com a construção das barragens é gerenciar as águas acumuladas. Costumo dizer que o Piauí é o Estado das águas e que precisa de um gerenciamento. Com relação aos rios, esta é a maior intenção do governo. É preciso dar um destino econômico e social para estas águas”, disse.

Segundo Mafra, a construção das barragens, inclusive, combateria a questão dos aguapés no rio Poti, em Teresina, por exemplo. Ao se encontrar com o rio Parnaíba, o Poti para de correr e torna-se uma lagoa. Com a barragem, ele ganha impulso, empurra os dejetos e com isso reduz os aguapés.

Fonte: Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: