Municípios

PANDEMIA

Prefeito de Campo Maior diz que sete pacientes morreram dentro de ambulâncias; Sesapi nega

Segundo o gestor, as três ambulâncias do Samu, disponíveis em Campo Maior, estão servindo como leitos para pacientes com covid-19

Da Redação

Quarta - 24/03/2021 às 11:25



Foto: FMS Ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
Ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

O prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix (MDB), confirmou que sete pessoas morreram dentro de ambulâncias, na porta do hospital regional do município, por falta de leitos disponíveis para tratamento de pacientes com covid-19. As mortes ocorreram de domingo(21) até esta terça-feira(23), segundo ele, eram pacientes do município e cidades circunvizinhas.  

Segundo o gestor,  as três ambulâncias do Samu, disponíveis em Campo Maior, estão servindo como leitos para pacientes com covid-19 usarem oxigênio, já que todos os 37 leitos  do Hospital  da cidade estão ocupados e as cidades que podem ser feitas a regulação também não têm vagas. "Estamos usando as ambulâncias como leitos para deixar os pacientes no oxigênio. As pessoas chamam o Samu e as ambulâncias não podem ir socorrer, porque estão com pacientes”, disse o prefeito. 

Ele ainda informou que o município não possui um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). E destaca que a reabertura dos 27 leitos da Maternidade Sigefredo Pacheco, que passou por uma reforma ano passado, poderia amenizar a situação neste momento. 

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) informou em nota que não teve conhecimento dos casos dos pacientes dentro das ambulâncias.

Confira a nota:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informa que não foram registrados óbitos de pacientes dentro de ambulância, na última terça-feira (23), a espera de leitos no Hospital Regional de Campo Maior (HRCM).


Os dois óbitos registrados no dia 23 de março, foram de pacientes que já estavam internados na unidade de saúde. Quanto à frequência de ambulâncias na data de ontem, apenas dois veículos deram entrada, ambas para fazer transferência de pacientes para Teresina.


O HRCM dispõe de 14 enfermarias com 50 leitos (clínicos e de estabilização), com canalização de gases e toda a estrutura para atendimento de pacientes com Covid-19, além de dois médicos 24h e equipe multiprofissional.  No momento, a unidade de saúde possui 19 vagas.


O Hospital Regional de Campo Maior atende a cidade de Campo Maior e 20 municípios da região. Quanto ao setor da maternidade no HRCM, o mesmo está em pleno funcionamento.

PIAUÍ TEM RECORD E CASOS E MORTES EM ALTA

Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 948 casos confirmados e 34 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta segunda-feira (22).

Os casos confirmados no estado somam 194.359  distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.851 e foram registrados em 217 municípios. Do total, 2.226 homens e 1.625 mulheres não resistiram a Covid-19.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há  1.257 ocupados, sendo 799  leitos clínicos, 413 UTIs e 45 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 11.305 até o dia 22 de março de 2021.

VEJA MAIS:

Consumo de oxigênio cresce até 449% com explosão de casos de Covid-19

Suspensões das cirurgias eletivas são prorrogadas pelo IASPI até o dia 28 de março

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: