Municípios

ABUSO ANIMAL

Animais vítimas de maus tratos são resgatados no interior do Piauí

Ao todo foram encontradas 12 aves silvestres e um macaco prego em situação de cativeiro

Da Redação

Sexta - 16/02/2024 às 12:51



Foto: Divulgação Os animais resgatados serão enviados ao Ibama
Os animais resgatados serão enviados ao Ibama

A Polícia Civil do Piauí realizou, nessa quinta-feira (15), uma operação na zona rural de Murici dos Portelas, a 271 km de Teresina, resultando na apreensão de 12 aves silvestres mantidas em cativeiro e submetidas a condições de maus tratos, juntamente com um macaco da espécie macaco prego.

A ação foi conduzida pela Delegacia de Buriti dos Lopes com o apoio do Grupamento da Polícia Militar de Murici dos Portelas. A polícia passou investigar após receber denúncias de abuso contra os animais em uma residência na região rural.

O delegado titular de Buriti dos Lopes, Herbster Santos, enfatizou que a apreensão foi possível graças à colaboração da comunidade local que denunciaram os maus tratos aos animais no local.

"Agora os animais serão enviados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Reno (Ibama) que, em posterior, irá fazer a reinserção deles na natureza”, informou o delegado.

Embora o responsável pelos animais não estivesse presente durante a operação, sua companheira confirmou que a propriedade era dele. Será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o responsável, que não teve a identidade divulgada pelas autoridades. O Ibama irá tomar medidas administrativas, incluindo a aplicação de multas.

A Delegacia de Buriti dos Lopes reitera seu compromisso com a paz social e incentiva a população a denunciar quaisquer atividades ilegais na região, as denuncias podem ser realizadas através do formulário online. Para denúncias anônimas sobre crimes em Buriti dos Lopes e arredores, a comunidade pode usar o link disponível ou acessar o canal de denúncias anônimas no site oficial da Polícia Civil do Piauí.


Fonte: Ascom Polícia Civil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: