Municípios

13º

Piauí: 96% das prefeituras dependem do repasse extra para quitar 13º

Os dados constam da pesquisa O pagamento do 13º Salário pelos Municípios brasileiros em 2019,

Alinny Maria

Domingo - 15/12/2019 às 09:31



Foto: Reprodução Dinheiro
Dinheiro

Pelo menos 26,8% das administrações municipais dependem de receitas extras para efetuar o pagamento do 13º dos funcionários. Os dados constam da pesquisa O pagamento do 13º Salário pelos Municípios brasileiros em 2019, divulgado na sexta-feira (13), pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A pesquisa foi realizada entre os dias 6 de novembro e 12 de dezembro deste ano, com a participação de 4.618 Municípios, ou seja, 82,90% dos 5.568.

No Piauí, onde todos os anos os municípios enfrentam dificuldades para honrar a folha salarial na época de final de ano, 96% dos gestores responderam o questionário confirmando que o repasse extra de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), realizado um dia antes do repasse do primeiro decêndio de dezembro, ajudará no custeio do 13º salário. Ao todo, 112 prefeituras do Piauí responderam o questionário encaminhado pela CNM.

Já 34% dos gestores municipais entrevistados no Piauí informaram que ainda não sabem se vão conseguir honrar a folha de pagamento do mês de dezembro, e aguardam a chegada de receitas extras para conseguir viabilizar o pagamento da folha de pessoal. 

Apesar das dificuldades, os municípios estão conseguindo cumprir os limites de gastos com pessoal e encargos sociais previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Dos Municípios pesquisados, 4.199 (90,9%) estão com o limite do gasto com pessoal sob controle, ou seja, até 60% da RCL.

Veja o resultado completo da pesquisa!

Fonte: Com informações da Confederação Nacional de Municípios

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: