Municípios

FREE FIRE

Moradores acusam Prefeitura de Lagoa do Piauí de promover violência

A prefeitura anunciou um campeonato de Free Fire, jogo eletrônico violento

Da Redação

Quinta - 29/07/2021 às 11:28



Foto: Divulgação Copa Lagoa de FREE FIRE causa revolta nas mães
Copa Lagoa de FREE FIRE causa revolta nas mães

A Prefeitura de Lagoa do Piauí, a 44 km de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo (Secult), anunciou um campeonato do jogo eletrônico Free Fire e parte da população acusa a prefeitura de promover violência e incentivar o uso de arma de fogo.

O jogo Free Fire é febre entre crianças e jovens. Nele, o jogador precisa adquirir armas para sobreviver em uma ilha com 50 pessoas. O objetivo do desafio é jogar de forma completiva, buscando um nível melhor que os demais jogadores e ser o único sobrevivente entre dezenas de competidores. O jogo apresenta bastante violência, pois ocorrem trocas de tiros e sangue. É possível jogar Free Fire em um aparelho de celular que tenha conexão a internet.  

Intitulada Copa Lagoa Free Fire, o evento está marcado para ocorrer no dia 14 de agosto deste ano. A Secretaria de Cultura do município disse que é uma forma de proporcionar um meio de entretenimento moderno e alternativo para os jovens lagopienses.

Para participar do evento, os interessados terão de ir até a sede da Secult para efetivar as inscrições a partir de hoje (28) até o dia 06 de agosto. O que chama atenção é que o evento é liberado para crianças a partir de 12 anos de idade.  Portanto, Free Fire não é indicado para crianças e adolescentes. Por conter violência, o ideal é que os jogadores tenham no mínimo 18 anos.

Dentro de jogo, além de suprimentos e equipamentos, é possível encontrar as mais variadas armas, desde as armas corpo a corpo até rifles de longa precisão, como snipers. No total, o jogo possui 43 armas. 

Veja abaixo algumas armas do jogo:

O Piauíhoje.com falou com o secretário de Cultura do município, Carlos Eduardo Oliveira, que disse que não há por parte da gestão nenhum interesse em promover a violência.

"Muito pelo contrário! Nosso intuito é exatamente atrair a atenção da nossa juventude para um debate sobre o uso seguro da Internet e o combate a violência. A copa de free fire é apenas "chama", para atrair a atenção dos adolescentes e jovens jogadores lagopienses", disse o secretário.

Carlos Eduardo Oliveira disse ainda que há um regulamento da competição, mas este só está disponível na sede da Secretaria. Segundo ele, o regulamento prevê a realização de rodas de conversa para estimular os jovens a construir uma sociedade sem violência. 

"Infelizmente há muitas pessoas apressadas em julgar, desconhecendo todo o processo. No entanto é preciso esclarecer que a competição tem um regulamento, e que neste regulamento está previsto a realização de rodas de conversa exatamente para estimular nos jovens a consciência de construir uma sociedade sem violência, pautada na ética e no respeito pelo outro. Estão  tentando colocar como protagonista aquilo que é apenas pano de fundo", conclui.

Secretário de Cultura de Lagoa do Piauí, Carlos Eduardo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: