Municípios

CASOS CONFIRMADOS

Miguel Alves registra 10 casos de malária somente neste mês

Subiu de 3 para 10 o número de casos confirmados nos últimos dias

Da Redação

Sábado - 31/07/2021 às 11:19



Foto: Imagem ilustrativa Mosquito Anophele, causador da malária
Mosquito Anophele, causador da malária

A Secretaria Municipal de Saúde de Miguel Alves confirmou nesta sexta-feira (30) que o município tem 10 casos de malária, sendo que um deles é de reinfecção. Todos os pacientes estão recebendo tratamento.

O município de Miguel Alves, a 116 km de Teresina, registrou 10 casos de malária nos últimos dias. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Miguel Alves nessa sexta-feira (30).

São três mulheres e sete homens infectados. Um dos casos é de reinfecção e a pessoa já havia ficado curada e agora está com malária novamente. Além dos 10 casos já confirmados, há um caso suspeito.

Ao todo, a Secretaria de Saúde já realizou 60 testes em moradores da zona rural do município. A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) está monitorando os casos.

Durante a busca ativa, os casos foram confirmados em cinco localidades próximas uma da outra: Titara, Jerusalém, Lagoinha, Capim e Pé do Morro. No início do mês de julho, a cidade confirmou três casos, sendo que um dos pacientes havia retornado recentemente do Pará.

A doença

A malária é uma doença causada por um parasita Plasmodium, transmitido pela picada de mosquitos infectados. A gravidade da malária varia de acordo com a espécie de Plasmodium. A malária não é uma doença contagiosa.

Os sintomas são calafrios, febre e sudorese, ocorrendo geralmente algumas semanas depois da picada. Geralmente, pessoas que viajam para áreas onde a malária é comum tomam remédios preventivos antes, durante e depois da viagem. O tratamento inclui medicamentos antimaláricos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: