Municípios

EVASÃO

Jovem de 20 anos colide moto e morre horas após fugir de hospital em Barras

O caso aconteceu no município de Barras, situado 126 quilômetros ao Norte de Teresina

Valciãn Calixto

Sexta - 09/10/2020 às 18:35



Foto: Reprodução/Facebook Hospital Regional Leônidas Melo no município de Barras (PI)
Hospital Regional Leônidas Melo no município de Barras (PI)

Pedro Henrique Macêdo, de 20 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (09) horas após sofrer um acidente de motocicleta e abandonar o hospital sem autorização médica. O caso aconteceu no município de Barras, situado 126 quilômetros ao Norte de Teresina.

O jovem conduzia uma moto quando a colidiu contra uma estrutura metálica ainda por volta das 23h de ontem (08). Ele foi atendido inicialmente por profissionais do Grupo de Apoio Voluntário (Gav) de Barras e encaminhado ao Hospital Regional Leônidas Melo, onde ficou na sala de estabilização, sendo medicado e orientado a permanecer em observação.

Entretanto, segundo nota divulgada pela unidade hospitalar, Pedro não acatou as ordens médicas e evadiu-se do hospital. Por volta das 2h da madrugada de hoje, o GAV foi novamente acionado para atender o paciente em sua residência, porém, lá chegando, o jovem foi encontrado sem vida.

Nota - HRLM
A Direção Geral do Hospital Regional Leônidas Melo vem a público esclarecer sobre o ocorrido durante a breve estadia de um senhor, vítima de acidente automobilístico, que veio à óbito na madrugada do dia 9 de outubro de 2020.

Conduzido pelo Grupo de Atendimento Voluntário (GAV) de Barras, o paciente chegou ao Hospital por volta das 23 horas do dia 8 de outubro de 2020. Em seguida, fora mantido na sala de estabilização onde fora devidamente medicado e orientado pelo médico plantonista a ficar em observação para realização de exames.

Importa ressaltar que o paciente estava consciente, orientado e com plena capacidade mental, inclusive, acompanhado de seus familiares que também foram informados da necessária permanência do paciente no hospital. Contudo, conforme registro de prontuário, o paciente, descumprindo as ordens médicas, deliberadamente evadiu-se da unidade, o que interrompeu o protocolo de tratamento necessário até a alta hospitalar.

Nos termos da Portaria nº 312/2002, item 2.1.7 do Ministério da Saúde, evasão “É a saída do paciente do hospital sem autorização médica e sem comunicação da saída ao setor em que o paciente estava internado”.

Laianne de Sousa Santos - Diretora Geral do Hospital Regional Leônidas Melo

Barras – PI, 09 de outubro de 2020.

Laianne de Sousa Santos

Diretora Geral do Hospital Regional Leônidas Melo


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: