Municípios

CHUVA

Inmet alerta para chuvas intensas em 11 municípios do Piauí; veja lista

Os ventos também serão fortes, variando entre 40-60 km por hora

Alinny Maria

Terça - 24/10/2023 às 10:33



Foto: Arquivo Imagem ilustrativa/Chuva
Imagem ilustrativa/Chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas para 11 municípios do Piauí. Segundo o alerta, as chuvas terão entre 20 a 50 mm/dia com início na manhã desta terça-feira (24) e término na quarta-feira (25), às 10h. 

Os ventos também serão fortes, variando entre 40-60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

O referido alerta é válido para os seguintes municípios piauienses das mesorregiões sudoeste e centro-norte: 

  1. Amarante PI 
  2. Antônio Almeida PI
  3.  Curralinhos PI 
  4. Floriano PI
  5.  Guadalupe PI 
  6. Nazária PI 
  7. Palmeirais PI 
  8. Porto Alegre do Piauí 
  9.  Ribeiro Gonçalves PI 
  10. Santa Filomena
  11.  PI Uruçuí PI

O Inmet orienta que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.  Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.  

Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da  Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH), explica o que levou a ocorrência dessas chuvas intensas.

"Nós estávamos passando por uma nova onda de calor, o Brasil no caso, toda vez que tem essa bolsão de ar quente, ele impede até a troposfera que vapor de água se aproxime do Brasil como um todo. E por se tratar de uma massa de ar quente, essas massas elas têm uma característica de atrair nuvem de vapor. Quando essa massa se dispersou, essa nuvem de vapor de água adentrou o território e essas chuvas. Chuvas convectivas, chuvas intensas, super rápidas e com características ventosas moderadas", explicou Sara Cardoso.

Ela disse ainda que essa chuva não tem a ver com o período chuvoso do Piauí, mas que o período chuvoso está próximo de iniciar. 

"Ele vai começar no extremo sul do estado do Piauí. A gente já vai começar a observar essas chuvas com essas mesmas características no extremo sul do nosso estado, na medida que a gente vai adentrando o mês de novembro. E aí, no término de novembro, a gente já vai observar essas chuvas também nos municípios do centro-norte e norte do Piauí", disse. 

Por fim, a coordenadora relatou que as primeiras chuvas têm a característica de ser bem tensas e não demorar muito, ainda com característica de ventos alterados com a circulação de ar que vem de cima para baixo. 

"Então, tende a levantar poeira, ser bem intenso e assustador. Isso é característica das primeiras chuvas do período chuvoso. Nosso período chuvoso, ele inicia de fato com o verão, o verão no hemisfério sul. Então, começa em dezembro e se estende aí até por volta de abril. Lembrando que nós estamos com reunião ativa, que vai influenciar no quantitativo total dessas chuvas. Então, os modelos probabilísticos, eles estão mostrando que, ao término do nosso período chuvoso, nós sofreremos um impacto entre 20% e 25% a menos do que vem chovendo historicamente", concluiu Sara Cardoso. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: