Municípios

ESTUDOS E DEDICAÇÃO

Estudante de escola pública nota 960 na redação conta rotina de estudos para Enem

O estudante contou que já esperava o resultado, mas que mesmo assim a emoção tomou conta ao ver a nota.

Arnaldo Silva

Sábado - 11/02/2023 às 06:03



Foto: Arquivo Pessoal Estudante Pedro Franco (centro da foto)
Estudante Pedro Franco (centro da foto)

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado e o Piauí mais uma vez mostrou que tem uma educação de qualidade. Como exemplo disso, citamos aqui, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Conselheiro Saraiva, na cidade de Batalha, na região Norte do Piauí.

Os estudantes do CETI, do município batalhense, colhem esse ano os frutos de muita dedicação nos estudos. Dezenas de alunos do centro educacional de tempo integral tiveram média alta nas notas de redação do Enem e pontos gerais.

Um desses alunos é Pedro Franco, de 18 anos, que obteve 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022. Aluno do CETI Conselheiro Saraiva, ele conta que a escola sempre colaborou com os estudantes durante todo o período de preparação e estudos para o exame.

“A escola estava totalmente disposta a nos ajudar. Ela ofereceu aulas e oficinas que potencializam a nossa aprendizagem, além disso, estavam sempre prontos a ouvir nossas necessidades, acolher elas e, a partir disso, intervir da melhor maneira possível”, destacou Pedro à redação do portal PiauíHoje.com.

Em entrevista para nossa redação, Pedro contou como era sua rotina de preparação para o Enem. “era baseada em ir para a escola de segunda a sexta  das 7h às 16h e no final de semana - no sábado -  fazer um simulado  modelo Enem, alguns na escola e outros em casa seguindo à risca as regras proposta pelo INEP. Para redação eu sempre procurava escrever, pelo menos, um texto por semana, com temas modelo Enem e, logo após, enviar para a correção. Quando a correção chegava eu observava e anotava aquilo que havia errado e direcionava meu estudo da semana - para redação- a partir desses erros. Mas o ponto principal das minhas preparação foi buscar estudar meus erros de modo ativo, isto é,  corrigindo o texto dos meus colegas, a fim de ajudá-los e, consequentemente, ser ajudado”, contou.

O estudante afirmou que já esperava o resultado, mas que mesmo assim a emoção tomou conta ao ver a nota. “De certa forma eu esperava uma boa nota, 900+, pois sabia que havia escrito um bom texto. Contudo, ao ver a nota, a emoção toma de conta e fiquei meio que sem acreditar, afinal é o resultado de um ano regado de  muito esforço”, destacou Pedro.

O PiauíHoje.com conversou com a coordenadora do Integral do CETI Conselheiro Saraiva, Cristiane Lima, que contou como é a rotina de preparação da escola durante o ano.

“A equipe escolar faz um planejamento anual em consonância com os professores pensando nas atividades propostas para o ano letivo em combinação com professores comprometidos, aulas completas, uso de tecnologias e realização de simulados. Nós estamos sempre analisando as habilidades referencial do Enem e nos capacitando para atender nossos alunos. Temos grupos de estudos diferenciados voltados para as áreas específicas do Enem. As aulas de Redação, além de estarem inseridas durante a semana, temos um grupo de estudos aos sábados voltado para as competências da Redação Enem, Afinal o Enem é uma prova extensa que exige concentração e foco”, contou.

Por fim, Cristiane ressaltou a felicidade em ver o resultado de tanto esforço. “É de imensa gratidão e dever cumprido ver nossos alunos se destacando em uma prova a nível nacional”, finalizou.

DICAS DO PEDRO

O PiauíHoje.com pediu ao Pedro Franco que compartilhasse algumas dicas de estudos para os alunos que irão prestar o Enem de 2023.

“Façam simulados e escrevam redação TODA semana e, principalmente, NÃO ignorem os erros de vocês,  pois eles são essenciais para aprendizagem e progresso de vocês. Além disso, o ano de prestar  vestibular é extremamente cansativo e  gera uma pressão enorme, que abala o nosso emocional, então,  CUIDEM DA SAÚDE MENTAL DE VOCÊS, isso vai fazer uma diferença enorme no dia da prova”, contou Pedro Franco.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: