Municípios

Duas cidades ficam completamente sem água e governo arrenda poços

cidades colapso água alerta

Quinta - 24/12/2015 às 23:12



 O governador Wellington Dias (PT) diz que a seca está mais rigorosa no Piauí do que o Governo do Estado tinha previsto e planejado. Ações de convivência com a estiagem não estão dando conta da situação.

Ele informou que as populações de Curimatá e Júlio Borges, no Sul do Piauí, ficaram completamente desabastecidas de água porque o reservatório de onde o Governo do Estado fazia a captação de água já não consegue mais abastecer as duas cidades.

A Secretaria Estadual da Defesa Civil e a Agespisa enviaram técnicos aos dois municípios e não estava previsto o completo desabastecimento das populações. Wellington Dias falou que a solução para o abastecimento de água das populações de Curimatá e Júlio Borges é arrendar três poços privados para completar a água do sistema de abastecimento.

O governador Wellington Dias também reconhece que o Governo do Estado não tinha prevista a situação de emergência em relação aos casos de Zika e os 51 casos, até agora de microcefalia, que estão relacionados com a doença.

"Também temos que reconhecer que a crise política em Brasília gerou uma paralisia em algumas áreas do Governo Federal, que atrasaram investimentos atingindo os Estados, mas eu creio que no final do ano, estamos recuperando alguns investimentos", afirmou Dias.

Wellington Dias foi comunicado na quinta-feira que foi comunicado pelo Governo Federal da liberação de R$ 5 milhões para a reestruturação da na área da saúde de alta e média complexidade para a reabilitação em Parnaíba (345 km de Teresina).

De acordo de Wellington Dias, os R$ 5 milhões que foram liberados para o Piauí são de uma emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União de autoria da deputada federal e secretária estadual de Educação, Rejane Dias.

"Nós conseguimos empenhar, dar condições de obras a partir de 2016", afirmou o governador do Estado.

Fonte: com informes do MN

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: