Municípios

INFESTADA DE CUPINS

Alunos protestam contra condições precárias de escola em Jatobá do Piauí

Os professores também participaram do protesto e exigiram melhorias na estrutura da escola

Bruna Raryana

Quarta - 05/07/2023 às 09:50



Foto: Imagem enviada ao Piauíhoje.com Os cupins tomaram conta das paredes e do teto da escola
Os cupins tomaram conta das paredes e do teto da escola

Alunos da Unidade Escolar Oscar Gil Barbosa Castelo Branco, localizada no povoado Santa Alice, na zona rural do município de Jatobá do Piauí, a 115 km de Teresina, realizaram, nessa terça-feira (3), um protesto para denunciar a falta de estrutura do prédio e cobrar melhorias.

O teto da instituição apresenta riscos de desabamento, pois foi tomado por cupins. Além disso, os cupins também tomaram de conta das paredes. Em abril deste ano, uma escola de ensino infantil na mesma região, desabou.

Em entrevista ao Piauí Hoje, o Professor Doutor em História, Marcio Douglas, informou que há três meses alerta a gestão da escola sobre os riscos de infraestrutura da sala do 3° ano do ensino médio. A sala, segundo ele, se encontra com risco evidente de desabamento, com parte da madeira do teto consumida por cupins e com as linhas de sustentação com visível desalinhamento. 

Marcio Douglas disse que mesmo após os pedidos e até exposição nas redes sociais, a gestão escolar e a secretária de Infraestrutura de Jatobá, não manifestaram interesse em realizar as melhorias urgentes, impossibilitando assim a normalidade das aulas. O professor, é servidor público estadual, lotado na referida escola.

O prédio da Unidade Escolar Oscar Gil Castelo Branco pertence ao município, mas é utilizado por turmas do ensino médio da rede estadual. O Doutor, em forma de protesto, se recusou a dar aula nessas condições. Em conversa com os alunos ficou decidido realizar um ato em manifestação no dia 3 de julho, recolhendo assinaturas e fotografando as dependências da escola. 

O servidor relata que ao iniciarem a ação, foram cercados por vereadores e gestores dos municípios que proferiram palavras intimidadoras contra o grupo.  Além disso, o professor relata que no dia 30 de junho sofreu represálias pelo secretário de infraestrutura do município, Raimundo Antônio de Sousa, em decorrência de suas denúncias. A situação foi testemunhada pelos alunos do terceiro ano e pela coordenadora da escola.

“Após vários alertas e reclamações, a secretaria de infraestrutura do município de Jatobá do Piauí, fez uma pintura da madeira da parte frontal da sala, onde há uma pequena área coberta e substituiu um caibro que já havia caído por ter sido completamente comido por cupins. Além disso, providenciou-se a pintura das paredes da sala, onde era visível mais de uma dezena de rastros de caminhos de cupins que iam do chão em direção ao teto, em uma tentativa de “maquiar” o problema que é bem mais amplo e oferece risco de morte!” Acrescenta, Marcio Douglas de Carvalho.



O Piauí Hoje tentou contato com o prefeito de Jatobá, Hilton Gomes, que informou que o município está trabalhando para que sejam iniciadas as reformas da escola após o encerramento do período letivo, dia 7 de julho. 

Prefeito Hilton Gomes / Foto: Reprodução 

As reformas devem acontecer no período das férias para que não cause transtornos à comunidade escolar. Ele complementa que as reivindicações feitas pelo professor e alunos serão atendidas e que já existiam projetos de melhorias anteriores à situação exposta. 

“ A Secretaria de Estado da Educação enviará engenheiros para comprovar os reparos necessários. Mas a referida escola não apresenta risco de desabamento” finaliza Hilton Gomes.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: