Mundo

FAIXA DE GAZA

Primeiro-ministro palestino Mohammad Shtayyeh renuncia ao cargo

Shtayyeh é integrante da Autoridade Nacional Palestina (ANP), grupo que exerce governança limitada sobre a Cisjordânia

Da Redação

Segunda - 26/02/2024 às 11:02



Foto: Zain JAAFAR / AFP Primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh renuncia ao cargo
Primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh renuncia ao cargo

O primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, anunciou sua renúncia ao cargo nesta segunda-feira (26). Em sua carta de demissão, o primeiro-ministro justificou a sua saída “à luz dos fatos relacionados com a agressão contra a Faixa de Gaza e a escalada [da violência] na Cisjordânia e Jerusalém”. 

Shtayyeh faz parte da Autoridade Nacional Palestina (ANP), partido formado há cerca de 30 anos e que exerce governança limitada sobre a Cisjordânia. O partido também governava sobre a Faixa de Gaza antes de perder o controle da região em 2007 para o Hamas, grupo terrorista formado em 1987 e que antagoniza a atual ocupação de israelense no local. 

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas em 7 de outubro do ano passado, o presidente do Estado Palestino, Mahmud Abbas, tem sido criticado por sua “impotência" diante da ofensiva de Israel na região e pelo aumento da violência na porção ocupada da Cisjordânia. 

Foto: Reprodução / X

“[O novo momento] exigirá acordos governamentais e políticos que levem em conta a realidade emergente na Faixa de Gaza, bem como a necessidade urgente de um consenso inter-palestino”, afirmou Shtayyeh na carta. 

Ainda segundo o primeiro-ministro, “é necessária a extensão da Autoridade Nacional Palestina (ANP) sobre todo o território”. 

A renúncia de Shtayyeh ainda deverá ser analisada pelo presidente do Estado Palestino, que ainda poderá pedir pela sua permanência como interino até que um substituto seja nomeado para o cargo. 

O pedido de renúncia acontece logo após o início das negociações para um cessar-fogo no conflito. Para interromper a ofensiva, Israel exige que a ANP abandone o controle sobre Gaza. 

O maior partido político palestino, Fatah, e o grupo terrorista Hamas têm feito esforços para chegar a um acordo sobre um governo de unidade. Representantes dos dois grupos devem se encontrar na Rússia, nesta quarta-feira (28), parra debater o assunto. 

Fonte: Carta Capital

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: