Mundo

ALÍVIO

Médica piauiense e a filha estão entre brasileiros repatriados de Israel

A previsão é que o avião chegue a Brasília nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (11)

Da Redação

Terça - 10/10/2023 às 18:54



Foto: Routers O novo conflito entre Israel e Palestina começou sábado (07)
O novo conflito entre Israel e Palestina começou sábado (07)

A médica piauiense Lindalva Evangelista e sua filha, Marina Evangelista Mendes, estão entre os brasileiros que conseguiram vagas no primeiro voo da Força Aérea Brasileira, que partiu de Tel Aviv pouco depois das 14 horas (horário de Brasília) desta terça-feira (10), levando a bordo 211 passageiros.

A previsão é que o avião chegue a Brasília nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (11). A médica e sua filha estavam em Israel, em peregrinação à Terra Santa, quando foram surpreendidas pela guerra motivada pelos ataques do Hamas a Israel no último final de semana.

Lindalva Evangelista é ex-esposa do economista Felipe Mendes, que foi ex-secretário do Planejamento e deputado constituinte. Sua filha, Marina Evangelista Mendes, é advogada. A piauiense Ana Santos também está em viagem a Israel com seu marido, Paulo Santos, mas a previsão é que eles só retornem ao Brasil no próximo domingo (15).

Até a manhã de ontem, cerca de 2,2 mil brasileiros já haviam contatado a embaixada brasileira em Tel Aviv em busca de ajuda para deixar Israel. Segundo o Itamaraty, a maioria deles é formada por turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou o ataque contra o território israelense.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros 6 mil na Palestina. Além disso, muitos turistas visitam a região, seja para conhecer locais considerados sagrados, seja para participar de eventos. Neste primeiro momento, o Itamaraty priorizou o traslado de cidadãos que residem no Brasil e visitavam a região do conflito sem ter passagem de volta para o Brasil.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: