Mundo

PALESTINA

Manifestantes pró-Palestina são retirados à força de campus da Universidade da Califórnia

Os protestos ganharam força entre os estudantes de universidades estadunidenses nos últimos dias; mais de mil pessoas foram presas

Da Redação

Quinta - 02/05/2024 às 09:19



Foto: Redes sociais/ X (ex-twitter) Divulgação
Divulgação

A polícia da Califórnia, nos Estados Unidos, começou a remover, nesta quinta-feira (2), à força, os manifestantes que estavam acampados no campus da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles. A ação foi marcada pelo uso de gás lacrimogêneo e balas de borracha. 

Formadas em sua maioria por estudantes e professores, as manifestações fazem parte de uma série de protestos pró-Palestina que têm ocorrido em grandes universidades norte-americanas nos últimos dias, e já resultaram na prisão de mais de 1.000 pessoas.

Na quarta-feira (1º), houve um confronto intenso entre manifestantes pró-Palestina e estudantes judeus no campus da UCLA, levando à suspensão das aulas. Na madrugada desta quinta-feira (2), a polícia entrou no campus e começou a dispersar os manifestantes, prendendo aqueles que se recusavam a deixar o local.

Em Nova York, na noite de terça-feira (30), a polícia expulsou estudantes que protestavam contra Israel no campus da Universidade de Columbia. Os estudantes haviam ocupado o Hamilton Hall, um dos prédios da universidade, e resistiram à entrada da polícia, resultando em detenções.

Antes da operação, a polícia de Nova York recebeu autorização da Universidade de Columbia para agir. A polícia usou uma escada para acessar uma das janelas da universidade e disponibilizou um ônibus para transportar os estudantes detidos.

Após a intervenção policial, os manifestantes continuaram a protestar nas ruas ao redor da universidade, desta vez com gritos de ordem contra a polícia de Nova York. Até a última atualização desta reportagem, não havia registro de feridos ou um balanço oficial de detidos.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: