Mundo

DEBATE INTERNACIONAL

Lula discute genocídio na Faixa de Gaza com líderes da América Latina

Presidente também tem reunião marcado com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres

Da Redação

Sexta - 01/03/2024 às 10:08



Foto: Ricardo Stuckert / PR Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião, em maio de 2023, com o Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro, no Palácio da Alvorada, em Brasília
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião, em maio de 2023, com o Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro, no Palácio da Alvorada, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera, nesta sexta-feira (1), discussões com líderes da América Latina e do Caribe acerca do genocídio do povo palestino promovido por Israel e pelos Estados Unidos no conflito contra o Hamas, na Faixa de Gaza. O encontro acontece na ilha caribenha de São Vicente e Granadinas um dia após Israel matar mais de 100 palestinos durante a distribuição de recursos de um comboio de ajuda humanitária. 

Lula, que mantêm posição contra as ofensivas israelenses, busca soluções para a escalada do conflito na região. Devem participar das discussões o presidente colombiano, Gustavo Petro, o ministro das Relações Exteriores do Chile, Alberto van Klaveren, e a secretária de Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena. 

Nessa quarta-feira (28), o presidente participou como convidado especial do encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom). Na quinta-feira (29), Lula teve agenda com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, para discutir sobre a crise entre o país e a Venezuela pelo território de Essequibo.   

Legenda: Lula em reunião trilateral Brasil-Suriname-Guiana, em Georgetown, Guiana / Foto: Ricardo Stuckert / PR

De acordo com sua agenda oficial, divulgada pelo Governo Federal, o presidente ainda deverá se reunir com os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Bolívia, Luis Arce. 

Além disso, Lula também tem um encontro agendado com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em que deverão ser discutidos os próximos passos a serem tomados pela comunidade internacional para lidar com a crise humanitária em Gaza e questões regionais relativas a América Latina e Central.  


Legenda: Lula durante declaração à imprensa com o Presidente da República Cooperativa da Guiana, Irfaan Ali / Foto: Ricardo Stuckert / PR 

 

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: