Mundo

GUERRA

Brasileiros se desesperam ao ficar de fora da lista dos que podem sair de Gaza

O primeiro grupo de estrangeiros cruzou o posto fronteiriço de Rafah com destino ao Egito nesta quarta-feira (1º)

Da Redação

Quarta - 01/11/2023 às 08:17



Foto: MOHAMMED ABED/AFP Primeiro grupo de estrangeiros deixou a Faixa de Gaza nesta quarta-feira (1º)
Primeiro grupo de estrangeiros deixou a Faixa de Gaza nesta quarta-feira (1º)

Nenhum brasileiro foi incluído na lista com 450 nomes de estrangeiros que podem sair da Faixa de Gaza. O primeiro grupo cruzou o posto fronteiriço de Rafah com destino ao Egito nesta quarta-feira (1º).  Junto com os estrangeiros, também puderam sair 90 palestinos feridos.

A fronteira entre o Egito e Rafah, cidade ao sul da Faixa de Gaza foi aberta na madrugada de hoje (1º), de forma limitada. A passagem foi autorizada após acordo entre Israel, Egito e Hamas. Esta é a primeira vez que a passagem é liberada desde o início da guerra. 

Uma fila de ambulâncias estão entrando no território palestino para dar os primeiros atendimentos médicos e auxiliar na transferência de pessoas para hospitais no Egito.

Brasileiros desesperados

Os brasileiros que estão na Faixa de Gaza e suas famílias que vivem no Brasil estão desesperados e querem a repatriação. 

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, afirmou estar ciente do desespero das famílias e disse estar trabalhando pela liberação, já que "haverá outras listas".

No Brasil, o diretor de arte e animação Marcos Faria, que é amigo de Hasan, disse que eles estão desesperados.

"Estamos com o coração na mão", afirmou Faria.

Os brasileiros em Gaza relataram também estar sofrendo com uma interrupção generalizada do serviço de internet e de telefone.

"Terrível aqui o bombardeio. Desde ontem não parou nem um segundo. Estou no último andar pra conseguir me comunicar", disse Hasan afirmando utilizar um chip brasileiro para falar com amigos e familiares.

Fonte: Com informações de G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: