Saúde

Mulheres que tomam paracetamol ou ibuprofeno podem ficar surdas

Tomar dois comprimidos por semana durante mais de seis anos pode levar a surdez

Quinta - 15/12/2016 às 15:12



Foto: Blog da Gláucia Lima Paracetamol
Paracetamol

Um estudo realizado por pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos, concluiu que tomar dois comprimidos de paracetamol ou ibuprofeno por semana, durante seis ou mais anos, pode danificar permanentemente a audição nas mulheres.

Os cientistas apontam que os medicamentos podem cortar o fornecimento de sangue para o ouvido interno e expô-lo a danos provocados pelo ruído.

Cerca de um em cada 20 casos de perda auditiva parcial em mulheres pode ter sido provocado pela ingestão frequente de analgésicos, segundo o jornal Daily Mail.

Estas descobertas vão ao encontro de conclusões semelhantes de estudos feitos só com homens, sugerindo que as mulheres de meia-idade, que tomam paracetamol e ibuprofeno com frequência, por causa de dores de cabeça e costas, devem considerar parar com a medicação.

Os cientistas, liderados pelo Dr. Gary Curhan, chegaram a estas conclusões após examinarem 55,850 mulheres entre os 44 e os 69 anos – no qual cerca de metade reportou ter problemas auditivos.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: