Geral

Mulheres plantam 100 ipês em alusão ao movimento Outubro Rosa

“Da pureza do ipê à sensibilidade da mama” foi o nome escolhido para essa ação

Sábado - 07/10/2017 às 14:10



Foto: Rômulo Piauilino Da pureza do ipê à sensibilidade da mama
Da pureza do ipê à sensibilidade da mama

Na manhã de hoje, 06, em meio ao verde do Parque da Cidade (zona Norte), a cor rosa, vinda de balões, faixas, laços e bandeiras, pontilhou harmonicamente essa área ambiental para sinalizar o apoio da Prefeitura de Teresina ao Outubro Rosa, movimento internacional voltado para necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para marcar esse ato de abraçar a causa, foi feito o plantio de 100 ipês rosa, em alusão a cor da campanha. A ação foi protagonizada por mulheres que atuam em diversos segmentos na nossa cidade, e que, assim como os ipês, simbolizam resistência e beleza.

Organizado pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) e Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), o evento, que foi intitulado de “Da Pureza do Ipê à Sensibilidade da Mama”, contou com outros pontos marcantes, como um momento de relaxamento coordenado pela Professora Naira Cibele e o depoimento da psicóloga Diana Márcia, que enfrentou um câncer de mama em 2009.

Ao som da Banda 16 de Agosto, aconteceu, ainda, a soltura de balões, sendo mais uma forma simbólica e sensível de demonstrar apoio ao movimento e reforçar o alerta para o câncer de mama, que afeta principalmente as mulheres e tem sido uma das principais causa de morte desse grupo social.

“Organizamos com muito carinho esse evento para que ele significasse uma conexão com o divino, com a terra e todos os elementos da natureza. E a mulher faz parte da natureza, tendo força e resistência como um ipê, uma árvore que nesse momento de B R O Bró, de adversidade, se deslumbra e revela sua beleza e sua resistência. Portanto, esse foi um momento de mobilização e sensibilização do Outubro Rosa, que alerta para essa situação, para esse câncer que impacta a vida de muitas mulheres, mostrando que elas precisam se mobilizar para ter acesso à informação e acesso ao tratamento, e principalmente, ter apoio nesse momento tão particular e difícil”, pontuou a secretária da SMPM, Macilane Gomes.

A procuradora geral do município (PGM), Geórgia Nunes, que esteve presente no evento representando o prefeito Firmino Filho, destacou que esse movimento tem significado e simbologia marcantes. “A campanha Outubro Rosa é mais um dos grandes trabalhos do movimento feminista, que chama atenção para os direitos da mulher, e principalmente o direito à saúde. Através desse evento, a Prefeitura de Teresina registra formalmente o seu apoio incondicional a essa campanha”, disse.

O secretário da Semam, Olavo Braz, explicou que o evento foi pensando com a intenção de contribuir com a divulgação e o fortalecimento dessa campanha. “Esse evento também funcionou como uma prévia para a caminhada oficial que acontece neste domingo, dia 08. A nossa intenção foi mobilizar mais pessoas para fazer parte dessa corrente do bem, e também contribuir com o meio ambiente fazendo o plantio dessas árvores, que daqui a alguns anos vão trazer diversos benefícios e mais beleza para esse parque”, afirma o gestor.

Movimento Outubro Rosa

A história do Outubro Rosa começou no fim do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.

Em 1997, entidades de algumas cidades dos Estados Unidos começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. De lá pra cá, o movimento se expandiu e tem motivado e unido diversos povos em torno da causa. Nesse sentido, a iluminação em rosa tem importante papel, pois se tornou uma leitura visual compreendida mundialmente.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: