Brasil

Mulher de 91 anos conquista primeira habilitação no Paraná

Uma idosa de 91 anos, moradora de Ibiporã, no norte do Paraná, realizou um sonho antigo e tirou a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Sábado - 15/10/2016 às 16:10



Foto: Massa News Idosa
Idosa

Uma idosa de 91 anos, moradora de Ibiporã, no norte do Paraná, realizou um sonho antigo e tirou a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com a aposentada Vanda Davanso, a vontade de dirigir sempre existiu, mas antigamente o marido dela não apoiava muito a ideia e por longos anos o sonho precisou ser adiado.

Segundo Vanda, o processo de habilitação começou em 2005 e sempre era reprovada no exame psicotécnico com a justificativa da idade avançada. Porém, ela não desistiu e depois de mais de 100 aulas práticas de direção e sete processos junto ao Detran ela conseguiu o documento.

“Eles achavam que pela idade eu não poderia tirar minha carteira. Acontece que a lei me favorece porque eu tenho idade, mas ainda estou lúcida. Foi um erro da psicóloga e de quem fazia os exames de vista”, conta ao dizer que teve que vir para Curitiba para tirar a CNH, já que em todos os processos pelos quais passou em Ibiporã foi reprovada pelos instrutores.

No começo, a família ficou um pouco preocupada com a ideia de deixar a dona Vanda dirigir pelas ruas de Ibiporã. Mas aos poucos os filhos passaram a admirar tanta dedicação. “Eles tiveram medo, mas eu fui mais forte e teimei. Hoje eles estão ao meu favor”, conta aos risos. “Isso é para que ninguém esmoreça diante daquilo que quer conquistar. A vida nossa é feita de lutas. Tudo o que você luta e conquista na garra e na raça tem um valor tremendo”, diz Vanda.

Dos mais de cinco milhões de condutores registrados no Paraná, apenas 815 estão na mesma faixa etária da dona Vanda e 92% deles são homens. Ela representa 0,01% dos motoristas paranaenses com mais de 90 anos. E desta minoria apenas 8% são mulheres.

A aposentada já comprou um carro e faz pequenos passeios dentro da cidade. Porém, em breve, ela pretende pegar a estrada e conhecer outros lugares do Paraná. “Agora eu sou marinheira de primeira viagem, mas com o passar do tempo a prática leva a perfeição. Daqui a pouco eu estou na Fórmula 1”, diz aos risos.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: