Geral

MPF/PI instaura inquérito para apurar denúncias no HU

MPF apura denuncia HU

Quinta - 27/06/2013 às 12:06



O Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI), por meio do procurador regional dos direitos do cidadão Kelston Pinheiro Lages, instaurou inquérito civil público para apurar denúncias sobre o mau funcionamento do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Segundo reportagem divulgada ontem, dia 26 de junho, em jornal local, o HU não dispõe de condições básicas para o atendimento à população, como o suporte necessário para a alimentação dos pacientes, medicamentos básicos e equipamentos para o controle da pressão arterial, inalação e outros procedimentos simples.

Ainda na manhã de hoje, o procurador expediu três ofícios, endereçados ao diretor do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, Álvaro Alves; ao presidente do Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES/PI), José Teófilo Cavalcante, e à presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI), Lúcia Maria de S. A.dos Santos.

No ofício encaminhado ao diretor do HU, o procurador requisita, no prazo de cinco dias, informações sobre as deficiências noticiadas na reportagem. Nos ofícios endereçados aos presidente do CES/PI e do SIMEPI, o procurador solicita a presença dos representantes das duas entidades em reunião, agendada para o próximo dia 28 na Procuradoria da República no Piauí, para tratar da atual situação do funcionamento do hospital.

A ideia do procurador dos direitos do cidadão é fazer um diagnóstico da situação do HU, ouvindo todos os setores envolvidos, para em seguida adotar as medidas pertinentes, especialmente cobrando dos gestores providências para que o hospital possa exercer suas atividades de maneira regular e eficiente.

Fonte: mpf

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: