Política

MPE e TCE se preparam para receber denúncias de desmandos em prefeituras

Novos prefeitos denunciam corte de energia,atraso de salários, fechamento de hospitais e outras irregularidades

Quinta - 05/01/2017 às 14:01



Foto: Paulo Pincel Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI)
Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI)

Depois das inúmeras denúncias de desmandos administrativos praticados no final do ano em vários municípios do Piauí, principalmente em cidades onde o prefeito não conseguiu se reeleger, os órgãos de acompanhamento e fiscalização da administração pública estão se mobilizando para receber uma enxurrada de denúncias contra os responsáveis pelas irregularidades.

Corte de energia nas prefeituras, sucateamento da frota, roubo de equipamentos, fechamento de postos de saúde e hospitais, atraso de salários dos servidores municipais e de fornecedores, entre outros, são algumas das realidades encontradas pelos prefeitos que assumiram no dia 1º de janeiro, como em São Pedro do Piauí, onde o prefeito Júnior Bill (PSDB) decretou situação de emergência.

O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, recomendou aos novos gestores que façam um levantamento em todos os órgãos do município, detalhando em relatório a situação patrimonial, administrativa e financeira encontrada nas prefeituras. Esses relatórios devem observar, sobretudo, se houve desvio de recursos públicos, subtração de patrimônio, etc.

Em se confirmando essas irregularidades, os prefeitos devem encaminhar os relatórios aos órgãos encarregados da fiscalização da gestão pública, como o Ministério Público Estadual e Federal e o próprio Tribunal de Contas do Estado e da União, que deverão adotar as providências cabíveis para cada caso.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: